Educação / PARCERIA

27 de Março de 2017 14h14

Programa Filhos no Campo 2017 atenderá mais de 2 mil alunos

27/03/2017

RUAN CUNHA

Jorge Pinho

Arquivo

A prefeitura de Cuiabá, por meio da Secretaria Municipal de Educação, iniciou o Programa Filhos no Campo 2017 voltado para 2.400 alunos conhecer as práticas realizadas na área rural com o intuito de propiciar conhecimentos que difundam dentro do contexto pedagógico desenvolvido em sala de aula.

O programa é uma parceria entre o Executivo municipal e instituições ligadas ao setor agropecuário, o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural de Mato Grosso (Senar-MT) e o Sindicato Rural de Cuiabá.

As instituições ficam responsáveis pela logística metodológica das atividades práticas e teóricas de campo. Os alunos também recebem um kit de camiseta e boné disponibilizado pelos parceiros.

A SME designa profissionais de Educação para o acompanhamento e instrução pedagógica, além de se encarregar pelo transporte das crianças para os 14 dias de execução do programa, sendo 40 alunos por dia de suas respectivas escolas.  

Entre outros objetivos da parceria é oferecer aos alunos a vivencia da realidade do dia-dia de uma propriedade rural que produz atividades agropecuárias.

A proposta é proporcionar aula de campo com atividades práticas e instruções teóricas como o processo de plantio, colheita, entre outras.

Deste modo, ao longo da programação integral (matutina e vespertina) são oferecidas três refeições como incentivo a alimentação saudável atrelado às etapas do processo produtivo desses alimentos.

“Precisamos tirar um pouco nossas crianças da realidade da cidade urbana e direcioná-los ao campo para que possam entender a necessidade e importância das práticas agrícolas, principalmente porque é a bandeira do nosso Estado”, destacou a secretária Adjunta de Educação, Edilene Machado.

Ao todo, 60 unidades escolares da rede municipal de Ensino Fundamental foram inseridas no cronograma deste ano letivo. As crianças que participam do programa são alunos do 1º e 2º Ciclo com a faixa etária entre 08 e 12 anos.

O programa Filhos no Campo é realizado na Propriedade Rural 5 Estrelas localizada nas margens da Rodovia BR 364,  KM 39, sentido Cuiabá à Rondonópolis, quilômetro 12, após o posto da Polícia Rodoviária Federal (PRF).