Educação / FORMAÇÃO CONTINUADA

04 de Março de 2019 08h00

Programa Escola da Inteligência realiza formação com professores de Cuiabá

04/03/2019

MARIA BARBANT

Jorge Pinho

Arquivo

Cerca de 500 professores da rede pública municipal de ensino participaram, na última semana, de mais um ciclo de formação continuada do Programa Escola da Inteligência. A formação, com carga horária de 8h por dia, aconteceu entre os dias 26 a 28/02, no auditório da FEICS - Faculdades Evangélicas Integradas Cantares de Salomão.

A Escola da Inteligência é um programa educacional que tem por objetivo desenvolver a educação socioemocional no ambiente escolar. Fundamentada na Teoria da Inteligência Multifocal, elaborada pelo professor, psiquiatra, pesquisador e escritor Augusto Cury, o programa promove por meio da educação das emoções e da inteligência, a melhoria dos índices de aprendizagem, redução da indisciplina, aprimoramento das relações interpessoais e o aumento da participação da família na formação integral dos alunos.

Diretora de Ensino da Inteligência Educacional, a psicóloga Aline Araújo explicou que as aulas de capacitação para os profissionais da Educação são interativas, com conteúdos alinhados às necessidades das escolas de Cuiabá, mostrando para o professor que ele deve trabalhar de forma interdisciplinar o material da Escola da Inteligência.

“Diante de uma geração fragilizada emocionalmente em sua grande maioria, é importante desenvolver uma educação socioemocional, não apenas pensando no aspecto cognitivo do aluno, pois o papel da escola é mais amplo, mas também pensando no aspecto emocional e social. O foco é preparar o professor para desenvolver o aluno na sua totalidade, em todos os aspectos alinhados com a Base Nacional Comum Curricular (BNCC), que preconiza as competências socioemocionais”, ressaltou Aline Araújo complementando que o material do programa promove o desenvolvimento dessas competências.

Em 2018, oitos escolas da rede pública municipal aplicaram o programa na Capital. Os resultados obtidos foram excelentes, contribuindo também com o desempenho escolar e qualificando a aula ministrada pelo professor. Houve diminuição de conflitos e brigas; os alunos ficaram menos ansiosos e mais interessados nos estudos, se relacionando de forma mais harmoniosa em casa e também na escola. Mais de 5 mil alunos foram atendidos.

Este ano, a meta é ampliar o Programa para 30 unidades educacionais, incluindo o atendimento aos pais, saltando de 5 mil para 15 mil estudantes atendidos.  

O secretário municipal de Educação, Alex Vieira Passos disse que o Programa Escola da Inteligência tem um papel fundamental na formação e no desenvolvimento integral das crianças e, é uma determinação do prefeito Emanuel Pinheiro, que o programa  alcance toda rede pública municipal de ensino.

“O nosso mundo exige que a Educação seja muito mais que números, letras e repetições, seja uma Educação significativa. Nossas escolas precisam desenvolver nos alunos, uma série de conhecimentos, competências e habilidades para que eles possam agir com segurança e sucesso, e o objetivo da gestão Emanuel Pinheiro é oferecer uma formação integral, humanizada e significativa, permitindo que os estudantes adquiram habilidades e competências e se tornem cidadãos participativos e empreendedores, que possam contribuir com o desenvolvimento da nossa cidade”, destacou.

 

(Estagiária Emilly Rodrigues com supervisão da jornalista Maria Barbant)