Educação /

26 de Maio de 2011 16h41

Programa Educa Mais será ampliado em Cuiabá

26/05/2011

Waldemir Félix/SME

Considerado referência nacional em educação integral, o programa Educa Mais, desenvolvido pela Secretaria Municipal de Educação, integrará mais 11 escolas no segundo semestre. A informação foi dada ontem pelo secretário municipal de Educação, Permínio Pinto Filho durante seminário sobre o programa, realizado no auditório Maestro China, da SME.

Permínio Pinto explicou aos gestores das escolas que integram o Educa Mais que o prefeito de Cuiabá, Chico Galindo continuará priorizando a educação e tem carinho especial pela escola de tempo integral. Para ampliar o Educa Mais, serão investidos no segundo semestre recursos na ordem de R$ 2.869,581, permitindo assim que a Secretaria Municipal de Educação eleve de 51 para 62 unidades de ensino oferecendo o programa a seus alunos.

Durante o seminário, que teve apresentações culturais e mostra de obras de arte produzidas pelos alunos do programa, foram discutidas novas diretrizes do Educa Mais, investimentos e trabalho a serem desenvolvidos para que o programa continue avançando. O diretor de Gestão Educacional, Gilberto Fraga Mello citou a alegria e dedicação dos alunos da Escola Tancredo Neves que fizeram a apresentação de abertura do seminário, como exemplo de bons resultados colhidos com o Educa Mais.

Para Gilberto essa alegria e emoção devem fazer parte do cotidiano de professores, gestores e toda equipe do programa, sempre se buscando a aprendizagem, ferramenta essencial para um educador que tem como meta principal exatamente ensinar, repassar seus conhecimentos aos alunos.

Um dos temas discutidos com os gestores refere-se ao Censo Escolar/2011, que teve início na quarta-feira (25). Mais uma vez foi solicitada toda atenção com o repasse de informações, que significarão recursos financeiros para o próximo ano, ,já que é através do Censo Escolar que o Ministério da Educação gerencia programas como o Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (Fundeb), a Alimentação Escolar, a distribuição de livros didáticos, o Dinheiro Direto na Escola, o Mais Educação, o PDE, entre outros.

Cuiabá é referência nacional em educação integral, através do programa Educa Mais, segundo publicação da Fundação Itaú Social em conjunto com o Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef).

O Educa Mais é uma política pública de desenvolvimento e inclusão social, com ampliação da jornada escolar e foco na qualificação dos tempos, espaços e oportunidades educativas para os alunos do Ensino Fundamental da rede municipal de ensino. Tem como pressupostos a defesa da equidade no tratamento das diferenças, o que significa reconhecer ritmos e potencialidades diversas e a consciência de que o direito à educação não se restringe ao direito de acesso à escola.

Mais informações: (65) 3645-6578