Educação / Prevenção

05 de Dezembro de 2014 16h47

Programa de resistência às drogas encerra edição nas escolas

05/12/2014

ROSANE BRANDÃO

Jorge Pinho

A edição de 2014 do Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência (Proerd), promovido nas escolas da rede municipal de Cuiabá, foi encerrado nesta quinta-feira (4) com uma cerimônia de diplomação dos alunos participantes.

O programa realizado pela Secretaria Municipal de Educação, em parceria com a Secretaria de Estado de Segurança Pública, por meio da Polícia Militar de Mato Grosso, é destinado a alunos do 5º ano. No entanto, nas escolas de Cuiabá ele foi ampliado para as turmas do 1º ao 6º ano, beneficiando 2,5 mil alunos em 2014. 

“Atualmente vivemos em uma sociedade com inversão de valores e esse programa vem justamente resgatar os valores morais, pois além de focar no combate às drogas e à violência, também trabalha a valorização à vida, à família e à cidadania e isso tem dado resultados positivos com as nossas crianças”, ressaltou a secretária-ajunta de educação de Cuiabá, Marioneide Kliemaschewsk.

O diretor-geral do Proerd, coronel Jaques Lopes, destacou que a parceria entre a Polícia Militar e a Prefeitura de Cuiabá é muito importante para a redução da violência e o combate às drogas. 

“O programa visa desenvolver nas crianças mecanismos de proteção contra o uso de drogas, sejas ela lícita ou ilícita, e ensiná-la a tomar decisões seguras e saudáveis para que não prejudique a sua vida e nem de quem convive com ela”.

Os alunos também participaram de um concurso de redação, no qual relataram o que aprenderam com o Proerd. Os alunos que tiveram os três melhores textos foram premiados com medalha e uma bicicleta cada.

Os alunos premiados foram Marcela Isabela da Silva, da escola Madre Marta (1º lugar), Lavinny Rafaela da Silva, da escola Elza Luiza Esteves (2º lugar) e Wevelly Rhianne Fernandes, da escola Orlando Nigro (3º lugar). “Devemos ficar longe de qualquer tipo de drogas, pois elas causam muito mal para a nossa saúde”, disse Lavinny Rafaela em um trecho da sua redação.

A aluna Kamilly Vitória Silva da Cruz, 11 anos, da escola Guilhermina de Figueiredo, foi uma das alunas beneficiadas com o programa. “Eu gostei muito de participar, nós aprendemos a ficar longe das drogas, pois depois que começa a usar você vicia e aí é difícil de sair dela. E a droga atrapalha a nossa vida e destrói a nossa família”, disse a aluna.

A tia de Kamilla, a empresária Carla Vanessa Pereira, elogiou o programa e disse que ele ajudou a sobrinha a melhorar o comportamento e as notas na escola. “Ela aprendeu a tomar decisões e a ser mais ágil e isso contribuiu para a melhoria do aprendizado”.

A cerimônia de encerramento do Proerd contou com a participação do coral “Sonhos” da escola municipal Elza Luiza Esteves, que fizeram quatro apresentações de músicas natalinas. 

As escolas municipais que participaram da cerimônia de formatura foram a Orlando Nigro, Elza Luiza Esteves, Madre Marta, Guilhermina Figueiredo e Octayde Jorge