Educação / Cuiabá 296 anos

16 de Abril de 2015 12h16

Programa de modernização da infraestrutura garante reforma de mais uma unidade de ensino

16/04/2015

ROSANE BRANDÃO

Marcos Vergueiro

Arquivo

A prefeitura de Cuiabá promoveu a transformação em mais uma escola da rede municipal. A escola Ministro Marcos Freire, no bairro Jardim dos Ipês, também foi revitalizada e está de cara nova. 

Assim como outras cinco unidades de ensino, a Ministro Marcos Freire recebeu reforma geral por meio do Programa de Modernização da Infraestrutura da Rede Municipal de Educação, lançado na gestão do prefeito Mauro Mendes. 

“Conhecemos a dura realidade das escolas e sabemos que 70% delas têm problemas estruturais e precisam urgente de reformas. Mas aos poucos e com um trabalho sério estamos conseguindo reduzir esses problemas”, disse o prefeito, lembrando que somente na Educação são 50 obras em andamento. 

Segundo o secretário municipal de Educação, Gilberto Figueiredo, para a realização da reforma geral da escola foram investidos recursos próprios no valor de R$ 1,5 milhão, entre infraestrutura, equipamentos e mobiliários. “Sabemos da quantidade de sonhos que temos na rede, de como nossas escolas sonham em conseguir um espaço como esse. Por isso, peço a Deus todos os dias para que consiga reduzir esses sonhos, transformando-os em realidade”, disse o secretário. 

A reforma da unidade escolar inclui a substituição completa do telhado por cobertura de estrutura metálica e telhas termo-acústica; aplicação de revestimento cerâmico nas paredes de todos os ambientes internos; reforma geral das instalações elétricas; novo padrão visual e arquitetônico; padronização e substituição de todo o mobiliário; além de execução de paisagismo e instalação de playground.

A unidade de ensino atende aproximadamente 780 alunos, da educação infantil ao 3º ano. Sua clientela são alunos oriundos dos bairros Tijucal, Lagoa Azul, São João Del Rei, Osmar Cabral, Altos do Coxipó e adjacências. Para atender toda essa demanda, a unidade de ensino conta com 91 profissionais da educação.

Conforme a diretora da escola, Márcia Regina Gomes, a reforma da escola foi a concretização do sonho de toda a comunidade escolar. “Graças a sensibilidade e compromisso dessa gestão estamos recebendo hoje uma escola digna, onde nossos profissionais e alunos têm prazer em trabalhar e estudar”, disse a diretora.

Durante a visita, o prefeito fez questão de passar pelas salas de aula para cumprimentar alunos e professores. As crianças ficaram eufóricas, todos querendo abraçar e agradecer ao prefeito e ao secretário de Educação pela reforma. 

“Nossa escola está linda! Antes tudo aqui era velho, agora tudo é novo e bonito”, disse a aluna Yasmim Vitória Amanta, 6 anos.

“O banheiro era velho e feio, a sala era quente, o telhado estava todo quebrado e chovia na sala de aula. Mas nossa escola ficou nova e tudo tá lindo”, relatou a aluna Alice Corrêa Rodrigues, 6 anos.

Alunos da escola Maria Tomich participaram da abertura da solenidade com apresentações de rasqueado cuiabano e polca paraguaia. 

Programa de Modernização - No mês em que se comemora o aniversário de Cuiabá, a Prefeitura realizou a entrega de várias unidades de ensino que receberam reforma geral. Além da Ministro Marcos Freire, foram entregues a escola Hélio de Souza Vieira e as creches Espaço Livre e Altos da Glória, além da revitalização da sede da Secretaria Municipal de Educação. 

Ainda neste mês será entregue os Centros Municipais de Educação Infantil (CMEIs) Jaíra Cuiabano Corrêa da Costa, no bairro Pedra 90, e Névio Lotufo, no bairro Centro América. Cada unidade terá capacidade para atender 240 crianças com idade de 0 a 5 anos.