Educação / RETORNO

09 de Abril de 2018 10h45

Programa Bom de Bola Bom de Escola retoma as atividades com crianças da rede pública

09/04/2018

RAFAELA GOMES CAETANO

Luiz Alves

Arquivo

Futsal, tênis de mesa, atletismo e futebol de campo voltaram a fazer parte da rotina semanal dos alunos da rede pública de ensino, com o retorno das atividades do Programa Bom de Bola, Bom de Escola. Com o fim das férias de verão e o retorno das aulas, as 350 crianças participantes da iniciativa retomaram a dinâmica extracurricular, recuperando o fôlego para um ano de muito aprendizado dentro e fora das quadras de esporte.

“Iniciamos na semana passada, recebendo nossas crianças com muito entusiasmo e garra para desenvolver novas habilidades esportivas. Após um ano de descobertas e lições valiosas, estamos prontos para dar sequência neste extenso trabalho, unindo a formação escolar à esportiva, através de quatro modalidades distintas que exploram o talento, os relacionamentos interpessoais e o desenvolvimento social destes pequenos. Como determinado no passado, as terças e quintas continuam sendo marcadas pelo futsal, atletismo e o tênis de mesa. Já as quartas e sextas-feiras são direcionadas para o futebol de campo”, revelou Bruno da Silva Pinto, coordenador pedagógico da Secretaria Municipal de Educação.

Contemplando 12 unidades de ensino do município e do Estado, o programa é destinado para crianças de seis a 14 anos e transforma o esporte em um incentivo a mais no desenvolvimento escolar dos alunos. Com um acompanhamento integrado entre as secretarias municipais de Educação e Cultura, Esporte e Turismo, a proposta atua na coordenação motora, no crescimento técnico e no preparo da musculatura do atleta, à medida que conta com o apoio pedagógico dos gestores das escolas públicas. Bimestralmente, eles avaliam o crescimento educacional do estudante, pontuando seu comportamento, frequência escolar, rendimento e retenção do conteúdo ensinado nas salas de aula.

“O esporte é uma ferramenta que contribui para o fortalecimento de diversos princípios morais e éticos, além de ser um mecanismo excelente na consolidação escolar da criança. Naturalmente, a prática esportiva é sempre muito atraente e o programa usa o ensino como o elemento chave que vai determinar a participação dos pequenos nas modalidades ofertadas. A Secretaria de Educação está trabalhando de perto nesse sentido, com o objetivo de que nossos alunos se tornem cada vez melhores em todas áreas da vida. A união entre o desporto e a educação também promove uma mudança significativa na percepção dos participantes nas suas dinâmicas relacionais, na maneira como encaram sua saúde e na forma como tratam os colegas. Indo ainda mais longe, a ousada iniciativa livra nossa juventude de ambientes tóxicos e nocivos, que poderiam levá-los para a criminalidade”, pontuou Bruno.

Este impacto direto na vida dos alunos é um dos reflexos mais percebidos pelo coordenador do programa, o professor Dinho Ribeiro. Para o gestor, a responsabilidade é grandiosa, assim como a experiência profissional e pessoal que ela acompanha. Muito mais que propiciar um novo estilo de vida, mais dinâmico e saudável, o projeto resgatado pelo prefeito Emanuel Pinheiro tem alcançado as famílias como um todo, a partir do retorno positivo e frequente dado pelos pais das crianças envolvidas.

“É gratificante perceber que o valor do Bom de Bola, Bom de Escola é sentido pelas próprias famílias, que têm notado o crescimento de seus filhos em diversas esferas. Ao lado dos próprios professores, que também nos asseguram a efetividade desta obra, nós observamos o quanto nossas crianças têm se transformado, desde o início das nossas atividades, em setembro passado. Habilidades motoras e cognitivas, condicionamento físico, inclusão social e trabalho em equipe são alguns dos outros elementos também fortalecidos na vida destes pequenos. Conforme rompemos barreiras, levamos os participantes a desafiarem seus próprios limites corporais e de aprendizado, descobrindo-se de maneiras até então desconhecidas. A experiência de estar inserido neste contexto como um agente ativo é revigorante e sou grato por podermos retomar esta missão, com a certeza de que o conhecimento e crescimento mútuo serão genuínos ao longo de todo 2018”, concluiu Dinho.