Educação / SEMANA PEDAGÓGICA 2020

23 de Janeiro de 2020 10h06

Programa auxilia alunos da rede municipal no combate à violência

23/01/2020

LINO PINHEIRO

Jorge Pinho

Arquivo

Sucesso em capitais como Porto Alegre, Goiânia, Florianópolis e Teresina, o Programa Escola da Inteligência também tem obtido excelentes resultados em Cuiabá. Baseada na teoria da inteligência multifocal, desenvolvido pelo pesquisador, psiquiatra, cientista e escritor Augusto Cury, a iniciativa foi estendida para toda rede municipal de educação. A medida demonstra o compromisso da gestão Emanuel Pinheiro em promover uma educação humana e formar uma nova geração de pessoas mais saudáveis emocionalmente.

De forma prática, o programa busca promover relações saudáveis, gestão da emoção, resolução de conflito e saúde emocional. Para isso, uma equipe de consultores forma os professores e faz o acompanhamento pedagógico nas escolas, ministra palestras sobre os temas, e oferece suporte às unidades educacionais e à própria Secretaria Municipal de Educação.

A partir disso, cabe aos professores a aplicação do programa em sala de aula, uma vez por semana. Por meio das atividades, levam os alunos a refletirem sobre comportamento, atitudes saudáveis e não saudáveis e, igualmente, propõem mudanças comportamentais. Além disso, os pais recebem um livro que funciona como um guia de orientação para a família. Dentro desse contesto, os responsáveis pelos alunos ainda participam de quatro palestras nas quais são abordados o conteúdo do material.

A aplicação da metodologia tem apresentado resultados altamente positivos. Foi registrado um aumento de 300% na participação das famílias nas reuniões escolares. Paralelamente, observou-se uma diminuição no nível ansiedade dos alunos, em casos de bullyng, e melhorias no sistema de aprendizado.

Para o consultor, palestrante e responsável pelo acompanhamento de desenvolvimento do programa em Cuiabá, Dieikson de Carvalho, o nível de excelência alcançado é fruto do ótimo quadro de professores existente no Município. Ele salientou também a importância do apoio da Secretaria Municipal de Educação para o êxito. “Isso acontece graças à dedicação desses professores, que fazem a diferença”.