Educação / RETORNO GRADUAL E SEGURO

12 de Maio de 2020 07h10

Profissionais de creches e CMEIs participam de formação sobre medidas de biossegurança

12/05/2020

MARIA BARBANT

Jorge Pinho

Arquivo

A partir desta segunda-feira (11) até o dia 13, em 14 polos espalhados pela cidade, Técnicos em Desenvolvimento Infantil (TDI), Técnicos em Nutrição Escolar (TNEs) e Auxiliares de Serviços Gerais (ASGs), estão participando de uma formação sobre os cuidados que deverão ser adotados em relação à biossegurança, no dia a dia das unidades. Essas profissionais, em especial as Técnicas em Desenvolvimento Infantil,  têm um contato mais próximo com as crianças. A formação é parte do plano estratégico para o retorno gradual, escalonado e seguro das atividades nas unidades da rede pública municipal de Educação de Cuiabá. Na semana passadas, gestores escolares das creches, Centros Municipais de Educação Infantil (CMEIs) e Centros de Educação Infantil Cuiabano (CEICs) participaram de reuniões na Secretaria de Educação, sobre as medidas preventivas que serão adotadas. A previsão da administração municipal é de que a partir do dia 18 de maio, as crianças de 0 a 3 anos e 11 meses e, de 4 e 5 anos estejam retornando às unidades.  

Tanto nas reuniões realizadas com os gestores escolares como na formação, foram adotados todos os cuidados recomendados pelas autoridades médicas e sanitárias para evitar o contágio pelo coronavírus, como a manutenção do distanciamento entre as pessoas e o uso de máscaras, além do álcool em gel.

A secretária adjunta de Educação Edilene Machado coordenou as reuniões. Segundo ela, o cronograma de retorno das aulas na rede pública municipal de Educação envolve a adoção de várias medidas começando pela formação dos profissionais até a adequação das unidades aos protocolos recomendados de biossegurança. “Estaremos adotando medidas de biossegurança para que nossas unidades sejam espaços seguros e higienizados. Estamos criando um novo conceito e, reforçando os protocolos de higiene”, disse a secretaria adjunta de Educação, Edilene Machado.

Para orientar as medidas que devem ser adotadas foi criado um Procedimento Operacional Padrão (POP) de limpeza e desinfecção, de acordo com as orientações da Secretaria Municipal de Saúde e da Vigilância Sanitária, a partir da especificidade do serviço prestado e da rotina das unidades educacionais.

Entre as medidas estão a higienização de todos os espaços escolares, mobiliários e utensílios inclusive brinquedos e talheres, além dos insumos da alimentação escolar, segundo recomendação da ANVISA, antes de cada período de aula; a adoção de máscaras por todos (alunos e profissionais) nas unidades, além de aventais ou jalecos de uso exclusivo no ambiente escolar; a manutenção do distanciamento mínimo de 1,5 metros entre pessoas, entre outras.             

Para viabilizar as medidas de biossegurança, a administração municipal está adquirindo termômetros infravermelho, dispensers verticais de álcool em gel e tapetes higienizadores a fim de garantir o retorno seguro das atividades educacionais.

O prefeito Emanuel Pinheiro disse que a gestão municipal está adotando medidas de forma responsável e respaldadas nas orientações das autoridades médicas e sanitárias, a fim de evitar o contágio pelo novo coronavírus. “Nosso único objetivo é proteger a saúde e a vida da nossa população. Com as medidas que estamos tomando, desde o inicio da pandemia, hoje Cuiabá se tornou uma referencia nacional e na Educação não poderia ser diferente. Vamos seguir todas as orientações técnicas para que possamos retomar as atividades presenciais nas unidades educacionais de forma segura para todos os nossos alunos, os profissionais da Educação e as famílias”, disse o gestor.

Retorno gradual

O retorno dos alunos será escalonado, ou seja, os pais levarão seus filhos em dias alternados. Essa alternância será observada até o dia 10 de junho. As equipes gestoras das unidades vão informar aos pais.

No dia 01 de junho, voltam as aulas os alunos do 6º ao 9º Ano e a Educação de Jovens e Adultos e no dia 08 de junho os alunos do 1º ao 5º ano.