Educação / FORMAÇÃO

23 de Maio de 2018 09h00

Profissionais da rede municipal de Educação de Cuiabá participam no próximo sábado de formação sobre dislexia

23/05/2018

MARIA BARBANT

A Prefeitura de Cuiabá promove no próximo sábado (26), no Hotel Fazenda Mato Grosso, o 1º Encontro da Rede Municipal de Educação de Cuiabá sobre Dislexia. A ação é uma parceria da Secretaria Municipal de Educação (SME) e  Associação Mato-Grossense de Dislexia e tem como objetivo promover a reflexão sobre o transtorno de aprendizagem.

A diretora de Ensino da SME, Zileide Lucinda Santos, explicou que a formação é direcionada aos profissionais da rede municipal de Educação, em especial aos Professores das Salas Multifuncionais e de Apoio Pedagógico, e coordenadores pedagógicos das unidades escolares de Educação Básica.

Segundo a diretora, a  formação foi  organizada de forma articulada entre a prática docente na sala de aula e o cotidiano escolar. “O encontro foi pensado com foco na Educação e nos sujeitos que fazem parte desse contexto. Nossa proposta é preparar os profissionais da rede para que possam auxiliar de forma efetiva o processo de aquisição da leitura e da escrita, garantindo a aprendizagem de todos os estudantes inseridos na escola”, destacou Zileide Santos.

A Rede Municipal de Ensino vem discutindo as dificuldades de aprendizagem de seus estudantes, percebidas com mais frequência, conforme relatam os professores do Ensino Fundamental, na desatenção, alterações do comportamento, compreensão do texto lido e da linguagem matemática.

Essas dificuldades no processo de aprendizagem são trabalhadas nas salas de apoio à aprendizagem, uma estratégia de atendimento aos alunos que apresentam ritmos diferenciados de aprendizagem, conforme a Proposta Educacional da Rede Municipal de Educação de Cuiabá, que organiza o currículo por ciclos e, cujo princípio, é o desenvolvimento do estudante na sua integralidade.

Para o secretário de Educação de Cuiabá, Alex Vieira Passos, esta é mais uma ação da gestão no sentido de viabilizar uma escola cada mais qualificada, inclusiva e humana. “Estamos caminhando, seguindo as orientações do Prefeito Emanuel Pinheiro, buscando meios e parcerias para qualificar cada vez mais nossos profissionais. Nosso objetivo é oferecer à população uma Educação inclusiva e estratégias pedagógicas adequadas a fim de garantir a aprendizagem dos nossos alunos”, salientou.

A proposta com o encontro é orientar os profissionais a identificar os alunos e, a partir daí, dar os encaminhamentos necessários para que eles possam ter um desenvolvimento adequado.

 

Programação

O 1º Encontro da Rede Municipal de Educação de Cuiabá sobre a Dislexia terá início com o credenciamento e entrega de material das 7h às 8h30, seguida da composição da mesa de autoridades.

A primeira mesa redonda será das 9h30 às 11h30, com a abordagem de temas como a Organização Funcional do Cérebro no Processo de Aprender; a Aprendizagem e o Desenvolvimento das Habilidades Auditivas e Comprometimentos Decorrentes nos Processos de Codificação, Decodificação e Organização e o Desenvolvimento das Funções Motoras na Criança.

No período da tarde, na segunda mesa redonda, das 13h30 às 16h30, as palestras vão discutir questões como a Avaliação e Tratamento do Distúrbio de Leitura e Escrita; Alfabetização de crianças e adolescentes disléxicos; os aspectos emocionais, inclusão e tratamentos alternativos para a dislexia.

 

Saiba mais

A Dislexia do desenvolvimento é considerada um transtorno específico de aprendizagem de origem neurobiológica, caracterizada pela dificuldade no reconhecimento preciso e/ou fluente da palavra, na habilidade de decodificação e em soletração.

Essas dificuldades normalmente resultam de um déficit no componente fonológico da linguagem e são inesperadas em relação à idade e outras habilidades cognitivas, segundo definição adotada pela  IDA – International Dyslexia Associatio e pelo National Institute of Child Health and Human Development – NICHD.

Na pré-escola, alguns sinais podem indicar a Dislexia, como  a dispersão, atraso do desenvolvimento da fala e linguagem, dificuldades  no desenvolvimento da coordenação motora e falta de interesse por livros impressos.

Na idade escolar os sinais de alerta são as dificuldades na aquisição e automação da leitura e da escrita; desatenção e dispersão; dificuldade em copiar de livros e da lousa; dificuldade na coordenação motora fina (letras, desenhos, pinturas etc.) e/ou grossa (ginástica, dança etc.); desorganização geral, constantes atrasos na entrega de trabalhos escolares e perda de materiais; confusão para nomear entre esquerda e direita; dificuldade em manusear mapas, dicionários, listas telefônicas etc.; vocabulário pobre, com sentenças curtas e imaturas ou longas e vagas.

 

Confira anexa a programação completa do evento