Educação / ESCOLA DE GESTORES

10 de Maio de 2019 10h00

Profissionais da Educação participam do segundo encontro de formação continuada

10/05/2019

MARIA BARBANT

Jorge Pinho

Arquivo

O segundo encontro da formação continuada da Escola de Gestores da Rede Pública Municipal de Cuiabá, foi realizado na quarta-feira (8), nas Faculdades Evangélicas Cantares de Salomão (FEICS). O programa, que é uma iniciativa da Secretaria Municipal de Educação (SME), em parceria com a Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), promove a formação continuada para os 443 atuais gestores das creches, CMEIS e Escolas de Ensino Fundamental da Rede Municipal de Cuiabá para que disponham, individualmente e como equipe de gestão, de referenciais conceituais e instrumentos para qualificar a gestão democrática.

A diretora de Ensino, Zileide Lucinda dos Santos, disse que a formação é um processo da Secretaria de Educação de Cuiabá para o fortalecimento das equipes gestoras das unidades educacionais e faz parte do plano de metas da gestão Emanuel Pinheiro. “Uma das questões que levantamos foi a fragilidade do processo de gestão democrática no interior das unidades. Pois, os professores realizam várias formações para trabalhar em sala de aula com os alunos, com metodologia, com as questões conceituais, mas não tinham essa orientação e essa formação específica para atuar na gestão. Foi nesse sentido que conseguimos estabelecer essa parceria com a UFMT e a Unisselva, onde o representante é o Prof. Delarim Martins Gomes, para podermos fazer esse processo formativo dos gestores”, explica Zileide dos Santos.

Além das aulas presenciais, os gestores realizarão a formação à distância pela Plataforma e-Proinfo (Ambiente Colaborativo de Aprendizagem), do Ministério da Educação. É um ambiente virtual colaborativo de aprendizagem que permite a concepção, administração e desenvolvimento de diversos tipos de ações, como cursos a distância, complemento a cursos presenciais, projetos de pesquisa, projetos colaborativos e diversas outras formas de apoio a distância e ao processo ensino-aprendizagem.

O curso terá carga horária de 120 horas (extensão) e 180 horas (aperfeiçoamento), na modalidade à distância, com encontros presenciais quinzenais ou mensais das sete turmas até o mês de agosto. O certificado terá o carimbo do Ministério da Educação, via UFMT.

Serviço:

Escola de Gestores – Encontros Presenciais

Local: Faculdades Evangélicas Integradas Cantares de Salomão (FEICS)

Período vespertino: das 13h às 17h.

Maio – dia 22 (turmas 3,4,5, e 7) e dia 23 (turmas 1, 2 e 6)

Junho – dias 05 e 18 (turmas 3, 4, 5 e 7) e dias 6 e 19 (turmas 1, 2 e 6)

Julho – dias 03 e 31 (turmas 3, 4, 5 e 7) e dia 4 (turmas 1, 2 e 6)

Agosto – dia 14 (turmas 3, 4, 5 e 7) e dias 01 e 15 (turmas 1, 2 e 6)