Educação / Dia Mundial da Voz

17 de Abril de 2014 15h26

Profissionais da educação participam de palestras no Dia Mundial da Voz

17/04/2014

ROSANE BRANDÃO

Jorge Pinho

Arquivo

A Secretaria Municipal de Educação (SME) preparou uma programação especial para os profissionais da educação para comemorar a o Dia Mundial da Voz, celebrado no dia 16 de abril.A ação está inserida no calendário de atividades voltadas para a saúde do trabalhador, promovida pela Diretoria de Gestão de Pessoas da SME.

Várias palestras foram realizadas para orientar os profissionais da educação da importância dos cuidados que devem ter com a saúde vocal. Participaram do evento cerca de 100 profissionais de escolas e creches.

Conforme explicou a diretora de Recursos Humanos da SME, Dilma Alves, o público alvo das palestras são os professores e Técnicos em Desenvolvimento Infantil (TDI), um representante de cada unidade de ensino. “Eles serão multiplicadores em suas respectivas unidades de ensino. Essas ações ajudam a conscientizar o trabalhador com os cuidados que devem ter com a voz”.

 A secretária-adjunta municipal de educação, Marioneide Angélica Kliemaschewsk, destacou a importância de discutir o tema com os professores, uma vez que o uso da voz faz parte da rotina diária do profissional.

“Colocar o tema em discussão é valorizar a qualidade de vida do professor, pois sabemos que ao longo da nossa carreira profissional vamos gastando a voz, portanto precisamos estar ciente dos cuidados que devemos ter para ela não ser prejudicada”, observou a secretária.

 Uma das palestrantes do dia, a médica otorrinolaringologista, Cyntia Castilho Moreno, falou da prevenção e deu dicas de como manter uma boa saúde vocal.

Segundo a médica, a prevenção é um dos meios mais eficazes para evitar sérios problemas com a voz. “Pelo menos 70% dos trabalhadores, em todas as profissões, usam a voz como instrumento de trabalho. Mas nem todos dão a devida importância aos cuidados com ela”.

A médica destacou que, segundo pesquisas, 2% dos trabalhadores no Brasil estão afastados das suas funções por causa de problemas vocais. “Os gastos públicos com a reabilitação de pessoas com problemas vocais no Brasil chega a R$ 100 milhões por ano. No entanto, se o brasileiro fizesse a prevenção não daria tantos prejuízos ao país”, disse a doutora Cyntia Castilho, acrescentando que os prejuízos não são só financeiros, mas também social.

A equipe da Saúde do Trabalhador também fez orientações para serem empregadas no dia a dia, com o intuito de prevenir problemas com a saúde vocal.

Os professores participaram de um momento de relaxamento. Eles aprenderam com as fonoaudiólogas da SME a fazer alongamentos e movimentos para trabalhar a respiração de forma correta.

A psicóloga do setor psicossocial da SME, Maria de Fátima Castro Borges, proferiu a palestra “Afonia como manifestação de um sintoma psíquico”.