Educação / SUGESTÃO DE PAUTA

21 de Novembro de 2019 15h21

Professores e TDIs participam de curso sobre fontes documentais para ensino de história

21/11/2019

MARIA BARBANT

Divulgação

Arquivo

Um público formado por 80 Professores e Técnicos de Desenvolvimento Infantil (TDIs) das unidades educacionais da rede pública municipal participa, nesta quinta-feira (21) e sexta-feira (22), de um curso no Arquivo Público de Mato Grosso. Com o tema “Mato Grosso Africano: Fontes de Patrimônio Histórico e Ensino de História (séculos XVIII e XIX)”, a formação contará ainda com visitas guiadas às igrejas de Cuiabá.

O evento reúne uma série de atividades para contar a trajetória africana em Mato Grosso nos séculos XVIII e XIX, com foco na luta contra a discriminação racial e valorização do povo afro-brasileiro. Também Foram programadas algumas atividades paralelas como a exposição de bonecas negras antigas, do Museu de Bonecas e Brinquedos, e uma feira de produtos quilombolas da comunidade Mata Cavalo.  

Na manhã desta quinta-feira, uma palestra ministrada pelo Dr. Renilson Rosa Ribeiro abordou o tema “Quilombo de Palmares e a História afro-brasileira: fontes e seus usos em sala de aula”. Já a superintendente do Arquivo Público, Vanda da Silva, junto com o especialista em Gestão de Arquivos, falou sobre as fontes documentais para o ensino da história dos negros no estado e guiaram uma visita no órgão.

As aulas de campo começam na tarde desta quinta-feira com visitas técnicas na Igreja de Nossa Senhora do Rosário e capela de São Benedito, das 14h às 15h30 horas, e a Igreja de Nossa Senhora da Boa Morte, das 15h45 às 17h. Espaços ocupados pela população negra desde os séculos XVIII e XIX, conforme registros históricos.

Na sexta-feira (22), a formação tem prosseguimento com palestras sobre as rotas do escravismo colonial, lutas e vivências quilombolas em Mata Cavalo. No mesmo dia, a o programação terá a

participação de D. Maria Domingas Campos, da Associação Rural Negra Mata Cavalo de Cima,  com o tema “O empreendedorismo das mulheres negras e a implantação da Lei 11.645/2008 na Educação”, entre outros.

Participam do curso profissionais da educação de creches, Centros de Educação Infantil Cuiabano (CEICs), Centros Municipais de Educação Infantil (CMEIs) e Escolas Municipais de Educação Básica (EMEBs). O curso é uma iniciativa da Superintendência de Arquivo Público em parceria com a Prefeitura de Cuiabá, por meio da Coordenadoria de Formação da Secretaria Municipal de Educação.

SERVIÇO

Semana da Consciência Negra – Mato Grosso Africano nos séculos XVIII e XIX

Data e hora: 21 e 22 de novembro, das 7h às 12h e das 13h às 18h.

Local: Auditório do Arquivo Público