Educação / REFERÊNCIA

07 de Julho de 2017 11h21

Professores da rede municipal participam de capacitação para a Prova Brasil 2017

07/07/2017

LINA OBAID

Jorge Pinho

Arquivo

Depois de superar a meta do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb), em 2015 na Prova Brasil, professores de Língua Portuguesa e Matemática do terceiro ciclo voltaram a se preparar para a avaliação deste ano, entre os dias 4 e 6 de julho.

A avaliação, que acontece a cada dois anos, faz parte do Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb) e busca fazer um diagnóstico dela em todo o país.

Crianças matriculadas no 5º ano de escolas públicas e privadas serão avaliadas com questões de Língua Portuguesa, mais especificamente de leitura, e Matemática, com foco na resolução de problemas.

As provas são de leitura e interpretação e buscam avaliar a capacidades como interpretação de textos com auxílio de material gráfico, identificar marcas linguísticas que identifiquem locutor e interlocutor e identificar a finalidade de textos diferentes gêneros.

Para a professora responsável por ministrar o treinamento da Coordenadoria de Formação da SME, Silma Ponce, esta melhora se deve à maior preparação dos profissionais da área. “É preciso continuar investindo na capacitação pedagógica dos professores e ampliar o publico alvo, para poder alcançar mais resultados efetivo, dentro e fora da sala de aula”, pontuou.

Já para quem participa da Prova Brasil pela primeira vez, como é o caso do professor Carlos Paulino, da Escola Municipal de Educação Básica (Emeb) Guilhermina de Figueiredo, a expectativa é superar os desafios tidos em sala de aula.

“Para mim, esta capacitação está sendo muito positiva, pois permite que nós professores tenhamos um parâmetro para preparar e avaliar os estudantes, dentro dos medidores e descritores exigidos pela Prova. E eu espero pode participar das próximas edições da avaliação”, contou.

Neste ano, a avaliação será realizada entre os 23 de outubro e a 03 de novembro em todo o país e contará com questões de leitura (Língua Portuguesa) e de resolução de problemas (matemática).

O Saeb

O Sistema de Avaliação da Educação Básica – Saeb, instituído em 1990, é composto por um conjunto de avaliações externas em larga escala e tem como principal objetivo realizar um diagnóstico da educação básica brasileira e de alguns fatores que possam interferir no desempenho do estudante, fornecendo um indicativo sobre a qualidade do ensino ofertado.

Em 2005, o Saeb foi reestruturado e passou a ser composto por duas avaliações: a Avaliação Nacional da Educação Básica (Aneb), que manteve as características, os objetivos e os procedimentos da avaliação efetuada até aquele momento pelo Saeb, e a Avaliação Nacional do Rendimento Escolar (Anresc), conhecida como Prova Brasil, criada com o objetivo de avaliar a qualidade do ensino ministrado nas escolas das redes públicas. Em 2013, a Avaliação Nacional da Alfabetização (ANA) foi incorporada ao Saeb para melhor aferir os níveis de alfabetização e letramento em Língua Portuguesa (leitura e escrita) e Matemática.