Educação / FORMAÇÃO CONTINUADA

24 de Setembro de 2018 10h52

Professores da Educação Básica de Cuiabá concluem mais um ciclo de formação

24/09/2018

MARIA BARBANT

Jorge Pinho

No próximo dia 28, das 18 às 21 horas, no auditório Maestro China, da Secretaria Municipal de Educação (SME) prossegue o ciclo de formação para os profissionais da rede pública municipal de ensino. A formação está abordando o Transtorno do Espectro Autista (TEA) com cerca de 220 professores da Educação Básica. O objetivo é promover a discussão sobre o tema a fim de fomentar a inclusão escolar de pessoas com deficiência.

O ciclo de formação teve início no mês de agosto e termina agora, no final de setembro. A sua realização contou com a parceria da Liga Acadêmica de Saúde Mental, que faz parte da Faculdade de Medicina da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT).

Os educadores, divididos em grupos, com aproximadamente 40 participantes, receberam informações teóricas, envolvendo aspectos médicos do TEA e orientações sobre técnicas psicopedagógicas.

“A formação continuada dos profissionais é uma das preocupações da gestão e, fundamental para que possamos avançar com a Educação no município de Cuiabá, de forma cada vez mais qualificada, humanizada e inclusiva.  Essa é uma meta que a gestão Emanuel Pinheiro vem buscando desde que assumiu a Prefeitura de Cuiabá e, na Educação não é diferente. Conscientizar os profissionais da Educação sobre o seu papel como agentes dessa humanização e integração escolar vai impactar diretamente na qualidade do Ensino que é ofertada à população”, salientou o secretário de Educação, Alex Vieira Passos.

Autismo

O Autismo ou Transtorno do Espectro Autista (TEA) é uma alteração qualitativa global do desenvolvimento neuropsicológico humano que pode se manifestar desde os primeiros três anos de idade e continuar por toda a vida. Suas manifestações impactam a vida da pessoa em quase todos os âmbitos, afetando a comunicação, interações sociais, repertório de interesses e comportamento.

O autismo ainda não tem cura, mas, se a criança receber acampamento adequado, envolvendo profissionais da educação e da saúde, seu desenvolvimento e qualidade de vida podem melhorar bastante.

 

Serviço

O que: Formação sobre Transtorno do Espectro Autista

Quando:  28 de setembro, das 18 às 21 horas

Onde: Auditório Maestro China, da Secretaria Municipal de Educação