Educação / Direitos iguais

07 de Outubro de 2015 17h15

Professores apresentam trabalhos desenvolvidos em projeto de educação inclusiva

07/10/2015

ROSANE BRANDÃO

Técnicos do Instituto Rodrigo Mendes estarão em Cuiabá nesta quinta-feira (8), para conhecer de perto os trabalhos realizados nas escolas da rede municipal pelo projeto “Portas Abertas – Educação Inclusiva na Prática”. O projeto é uma iniciativa do Instituto Rodrigo Mendes, em parceria com o Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef) e apoio da Fundação FC Barcelona.

O projeto, que beneficia alunos e profissionais de escolas públicas de 15 capitais brasileiras, visa garantir, por meio da educação física, o direito de aprender das crianças e dos adolescentes com deficiência. Em Cuiabá a iniciativa oferece formação a 26 profissionais de oito escolas municipais, entre professores de educação física, coordenadores pedagógicos, professores de sala multifuncional e articuladores do programa Mais Educação.

No período da manhã, a partir das 8 horas, os técnicos visitarão a escola municipal Jesus Criança, no bairro Pascoal Ramos. No local eles assistirão parte dos trabalhos que são realizados pelos profissionais da unidade de ensino com os alunos. 

À tarde, a programação segue no auditório da Secretaria Municipal de Educação, com a apresentação de todos os profissionais beneficiados com o programa, que vão contar histórias de vida e expor as atividades desenvolvidas em suas respectivas escolas. 

As escolas beneficiadas em Cuiabá são a Alzira Valladares, Ana Tereza Arcos Krause, Gracildes Melo Dantas, Jesus Criança, Ministro Marcos Freire, Nossa Senhora Aparecida, Quintino Pereira de Freitas e Silvino Leite de Arruda. 

O Projeto Portas Abertas teve início em 2013, beneficiando as 12 capitais sedes da Copa do Mundo de 2014. A iniciativa teve como objetivo colaborar para a construção do legado social da Copa do Mundo no Brasil e garantir melhores condições de aprendizagem aos estudantes com deficiência nas escolas regulares. 

Em 2015 o projeto deu continuidade, contemplando 15 capitais brasileiras. A iniciativa capacita professores, gestores e técnicos de escolas municipais com curso sobre educação física inclusiva para que desenvolvam projetos a partir do conhecimento construído e ofereçam conteúdo e ferramentas que viabilizem a adoção de políticas públicas e práticas pedagógicas inclusivas.

Além de Cuiabá, o projeto beneficia também escolas das cidades de Belém, Belo Horizonte, Brasília, Curitiba, Fortaleza, Maceió, Manaus, Natal, Porto Alegre, Recife, Rio de Janeiro, Salvador, São Luís e São Paulo.