Educação / NOITE DE AUTÓGRAFO

14 de Julho de 2022 08h33

Professoras da rede pública municipal de ensino lançam livro sobre a metodologia de gamificação no processo de aprendizagem

14/07/2022

MARIA BARBANT

Assessoria

Arquivo

Nesta quinta-feira (14), às 19h30, no Museu da Imagem e do Som de Cuiabá (MISC), acontece o lançamento do livro ‘Gamificar em sala de aula: Educação Infantil’, com apresentações culturais, noite de autógrafo, coquetel e venda do livro. Organizado pelas professoras Viviani Darolt, Camila de Assis Monteiro e Carmem Silvia Grubert Campbell, a obra é o resultado de uma formação continuada realizada em 2021.

A obra, publicada pela Editora CRV, de Curitiba (PR), aborda uma metodologia que vem sendo utilizada para tentar superar o desinteresse dos estudantes na escola. Trata-se de uma metodologia que se utiliza de elementos dos jogos para o processo de aprendizagem. A ideia é sistematizar ações presentes em jogos e aplicá-las em situações de não-jogo. O livro é dividido em duas partes. Na primeira, com oito capítulos, estão reunidos documentos e orientações para profissionais da Educação Infantil, além de especificações a respeito dos jogos. A segunda parte traz relatos e experiencias inovadoras na Educação Infantil, realizadas no Centro Municipal e Educação Infantil (CMEI) Profª Aliane Fátima Rodrigues, localizado no Residencial Alice Novack.  

A Profª, doutoranda da Universidade Católica de Brasília (UCB), Viviani Darolt, professora da rede pública municipal de ensino de Cuiabá, contou que após a formação voltada para a metodologia da Gamificação e, o perceptível interesse dos professores e técnicos, surgiu a proposta de realizar o projeto. “O objetivo é divulgar a metodologia da gamificação e proporcionar aos professores uma fonte de pesquisa ao alcance das escolas públicas e particulares. Mostrar que é possível realizar o trabalho sem muitos recursos. A obra pode mostrar um novo caminho para os professores, com aulas mais participativas e dinâmicas, tanto no ensino presencial, como no ensino híbrido e no remoto/EAD e, uma possibilidade de engajamento das crianças e dos pais na aprendizagem”, contou ela.

Um pouco sobre as organizadoras

A professora de Educação Física Camila de Assis Monteiro é concursada da rede pública municipal de ensino. Com licenciatura e bacharelado pela Universidade de Cuiabá (Unic), pós graduada em Natação e Atividades Aquáticas pela Faculdades Integradas de Cuiabá (FIC). Autora do capitulo, ‘Desafio da Educação Física – Gamificação’.

A Profa. Dra. Camern Silvia Grubert Campbell, é Licenciada em Educação Física e Mestre em Ciências da Motricidade pela Universidade Estadual Paulista - UNESP - Rio Claro. Doutora em Ciências Fisiológicas pela Universidade de São Paulo – USP e Post Doc na University of Miami Miller School of Medicine (UM-MSM) sob supervisão do Dr. John E. Lewis em pesquisas clínicas em promoção da saúde. Exerce atividades de pesquisa e docência na Universidade Católica de Brasília (UCB).

Viviane Darolt tem licenciatura plena em Educação Física pela Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), graduação em Biomedicina pela Faculdade AUM, pós graduação em Ciência do Movimento Humano (IBIPEX), mestra em Educação Física pela (UFMT). Livros já publicados: ‘Educação Física em questão: experiências formativas na Educação Infantil, ‘Ensino Híbrido: metodologias e personalização’ e ‘Gamificar em sala de aula’.

 

Serviço

Lançamento do Livro - ‘Gamificar em sala de aula: Educação Infantil’   

Data: 14/07

Hora: 19h30

Local: Museu da Imagem e do Som de Cuiabá – MISC

Rua 7 de Setembro, nº 1, Centro Norte

Informações: (65) 98412 7245

Instagram gamificar2022