Segunda, 08 de novembro de 2010, 12h00
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Educação

Professoras da rede municipal lançam livro sobre informática na aprendizagem


Foto: Jorge Pinho- SME/PMC

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O trabalho de conclusão do curso de especialização em Informática na Educação das professoras Taciane Garcez Maurício e Tadeusa Margarida de Melo da escola municipal Lenine Póvoas, no bairro Jardim União, resultou em um livro com atividades de aprendizagem em Língua Portuguesa e História para serem desenvolvidas usando o editor de texto em computadores.

Intitulado “Atividades Lúdicas de Aprendizagem em Editores de Texto”, a obra foi lançada na última sexta-feira (04/11), no Hotel Fazenda Mato Grosso e contou com a presença do orientador do trabalho, o professor doutor Cristiano Maciel, também autor do livro.

Segundo a professora Tadeusa de Melo, a idéia da produção do livro surgiu de um diálogo entra as duas autoras, que refletiram que as atividades propostas poderiam também ajudar outros educadores na sua prática pedagógica, tendo o computador como mediador. “Pensamos: ‘se o aluno gosta dessas atividades, será bom para o professor trabalhar com elas’”, explicou.

O livro trabalha conteúdos por meio de jogos como loteria, cruzadinhas e caça palavras. “Com essa maneira de abordar os conteúdos, os alunos se mostram mais entusiasmados. Há exercícios, como a cruzadinha, que não entregamos prontos. É o próprio aluno quem elabora”, explica a professora de História.

Segundo ela, é importante que a escola faça uso das novas tecnologias disponíveis na prática docente, utilizando o computador como um meio do processo de aprendizagem.

Na avaliação do professor doutor Cristiano Maciel, o livro foi elaborado a partir do desejo das duas educadoras em compartilhar a experiência que vivenciam na escola em que trabalham. “Achamos que isso deveria ser documentado e socializado. Os exercícios contidos na obra não são receitas prontas. São apenas algumas possibilidades de uso dos editores de texto na prática pedagógica”.

Segundo o professor, apenas usar a nova ferramenta pode não ser algo motivador. É necessário desenvolver atividades lúdicas como estratégia para estimular os alunos. “É importante maximizar o trabalho com as novas tecnologias, pois isso é um passo rumo à inclusão digital e social. É fundamental que a escola fale a linguagem que a sociedade fala”, concluiu.

Para a assessora pedagógica da Secretaria Municipal de Educação de Cuiabá (SME), Luci Murrer, a iniciativa das autoras é louvável e pode ser exemplo para as demais experiências em sala de aula que devem ser compartilhadas. “O título indica que a obra poderá ser útil para as escolas que possuem laboratório de informática como uma ferramenta produtiva na aprendizagem”.

O livro foi editado pela Editora KCM e subsidiado pela Secretaria Municipal de Educação de Cuiabá (SME), com uma tiragem inicial de 500 unidades.

 

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