Educação / FORMAÇÃO

28 de Novembro de 2017 16h18

Professor da USP diz que todos são corresponsáveis pela aprendizagem

28/11/2017

MARIA BARBANT

Jorge Pinho

Arquivo

Segundo o  professor titular da Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo (USP), Vitor Henrique Paro, os principais elementos para a construção de uma escola democrática e um modelo de ensino que estimule o aprendizado são o trabalho coletivo entre diretores e professores, e um currículo que veja o aluno como sujeito de seu próprio aprendizado. Paro foi o palestrante da manhã  desta terça-feira (28), no  I Seminário  de Educação da Rede Municipal e II Seminário Integrador, evento que está sendo realizado no Hotel Fazenda Mato Grosso e reúne mais de 1.200 profissionais da Educação da rede municipal.

O pesquisador falou para um auditório lotado, formado por  professores e Técnicos de Desenvolvimento Infantil (TDI),  da Educação Infantil, Ensino Fundamental e EJA/Campo, além de Gestores e Assessores da SME.

Vitor Paro disse que o ensino deve assumir um modelo que estimule o  trabalho coletivo e forme cidadãos autônomos e críticos. "A educação deve formar personalidades humanas, fazer com que os alunos se apropriem da cultura de uma forma ampla. Para que isso aconteça,  o educando deve ser sujeito do processo e, precisa querer aprender. Principalmente na Educação Básica, quando a criança é obrigada a freqüentar a escola".

Durante a palestra onde   abordou o tema Gestão Escolar, Henrique Paro falou sobre os objetivos da escola, seu produto, o conceito de educação, e outros e disse que administrar é utilizar os recursos de forma  racional. "Ser gestor significa ser criativo e  ser mediador para os fins, e os meios não podem ir contra o fim", concluiu.

Programação

Nesta tarde, o evento continua no Hotel Fazenda Mato Grosso com mesas redondas sobre Educação em Direitos Humanos (no período da tarde) e, Inclusão e Garantida das Aprendizagens e Educação Ambiental e Currículo, a partir das 19 horas.

O I Seminário  de Educação da Rede Municipal: Educação Básica como Direito  e II Seminário Integrador é uma atividade desenvolvida pela Secretaria Municipal de Educação  com o objetivo de promover a discussão  sobre as ações pedagógicas desenvolvidas na rede municipal de ensino.

Confira aqui a programação completa do evento

Serviço 

I Seminário de Educação da Rede municipal: Educação Básica como Direito e II Seminário Integrador da Rede Municipal de Cuiabá

Data: 27 de novembro a 02 de dezembro

Horário: das 08:00 as 18:00 horas e das 19:00 às 21:30 horas

Local: Hotel Fazenda Mato Grosso, Faculdades Evangélicas Integradas Cantares de Salomão (FEICS), Auditório da SME e unidades educacionais urbana e do campo.