Educação / Creches e CMEI

23 de Janeiro de 2017 20h16

Primeiro dia registra mais de 6,8 mil pré-matriculas web

23/01/2017

Glaucia Colognesi-assessora de comunicação da SME

Marcos Vergueiro

Arquivo

O primeiro dia de solicitação de matrículas web para as creches e CMEI de Cuiabá registrou, até às 17h, 6.831 inscrições. Conforme a secretária municipal de Educação, Mabel Strobel, isso demonstra que o sistema web, inédito na rede municipal de ensino, foi bem aceito pela população e é de fácil manuseio. A estimativa da Diretoria Geral de Gestão Educacional da SME, é de receber 14 mil solicitações de matrículas até o final deste processo, até a meia noite de quinta-feira (26 de Janeiro).

O movimento nas Estações de Acesso nos ginásios Verdinho no CPA, do Planalto, do Dom Aquino e na Associação de Moradores do 1º de Março, no decorrer do dia foi tranquilo, com pequenas filas de no máximo 20 pessoas.  Em cada local foram instalados dez computadores, com dez servidores treinados para realizar o atendimento físico das pessoas que tiveram alguma dificuldade ou impossibilidade de acesso de casa ou do trabalho.

A secretária pondera que no início, entre às zero hora e 9h, o sistema estava mais lento, mas já no decorrer da manhã normalizou. Ela pontua também relatos de pessoas que no início não haviam recebido mensagem no celular ou e-mail com o código para a validação do cadastro. Porém descobriu-se que a falha havia ocorrido no preenchimento do formulário. As pessoas tinham se esquecido de colocar o dígito 9 antes do número de telefone e, em outros casos, colocado o e-mail com letras maiúsculas. "Por isso, é importante colocar os dados corretamente. No mais foi tudo muito célere! O tempo médio que as pessoas levaram para fazer o cadastro e a solicitação de matrícula foi de 9 minutos", frisou a secretária.

No primeiro horário de atendimento, o prefeito e secretária de Educação vistoriam a Estação de Acesso do Verdinho. Elton do Espírito Santo, morador do Bela Vista, foi uma das pessoas que procuraram o atendimento no Verdinho e saiu satisfeito com o atendimento que teve. "Vim aqui fazer a pré-matricula do meu filho e fui muito bem atendido, com bastante rapidez! Este sistema web é muito bom. O serviço público tem que se modernizar assim como na rede privada", afirmou.

Thassiana Cristina de Oliveira também foi ao ginásio inscrever o filho no CMEI do 1º de Março. "O sistema web é bem mais cômodo para os pais. As pessoas tinham que vir dias antes. Hoje vim algumas horas antes e fui a primeira, já fui atendida e já estou indo embora", comemorou.

Com o filho de 1 ano e 6 meses no colo, Jaqueline de Souza também foi em busca de uma vaga. "Não consigo nem imaginar ter que dormir com meu bebê numa fila na porta de creche. Aqui tem mais conforto, ninguém está no sol, todo mundo foi acomodado nas cadeiras. É esse respeito que nós cidadãos, que pagamos imposto, merecemos!", avaliou.

De acordo com o prefeito da Capital, Emanuel Pinheiro (PMDB), a intenção de implantar a matrícula web é amenizar ou, se possível, acabar com o sofrimento dos pais de alunos, que precisavam, muitas vezes, acordar de madrugada ou passar dias dormindo na porta de creches e escolas, para tentar garantir a matrícula de seus filhos. "A principal pauta da gestão Emanuel Pinheiro é carinho e a humanização dos serviços públicos", destacou.

A secretária enfatizou ainda que o antigo sistema já estava "falido" e tinha virado uma espécie de comércio, onde o poder econômico prevalecia. "Chegou ao meu conhecimento situações absurdas, de pessoas que reservavam o 13º salário pra pagar outras pessoas para dormir na fila em seu lugar, e guardar vaga", lembra.