Educação / ENSINO INFANTIL

03 de Agosto de 2017 11h15

Prefeitura registra 570 solicitações de acesso aos novos CMEI para o segundo semestre

03/08/2017

RUAN CUNHA e LINA OBAID

Jorge Pinho

Arquivo

As solicitações de matriculas para três novos Centros Municipais de Educação Infantil (CMEI) da capital realizadas na última seman, pelo sistema online da Prefeitura de Cuiabá, o Matrícula Web, alcançou 570 inscrições para as unidades dos bairros Residencial Avelino Lima Barros (CMEI Antônio Batista Cruz), Nova Esperança II (CMEI Jornalista Marcos Coutinho) e Residencial Francisca Loureiro Borba (CMEI Júlio Pinheiro).

Das 600 vagas disponibilizadas pela Secretaria Municipal de Educação (SME) referentes ao Ensino Infantil, cerca de 200 vagas são oferecidas para a faixa etária de quatro a cinco anos, Pré-Escola I e II, etapa presente somente nos CMEIs Antonio Batista Cruz e Jornalista Marcos Coutinho. A quantidade de vagas para esta fase escolar é estabelecida pela formatação padrão de salas exigido pelo Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE).

Entretanto, apenas 15 solicitações para esta fase escolar foi registrada no sistema de matrícula porque a Prefeitura praticamente universalizou o atendimento no município para crianças desta idade, são 18.039 alunos matriculados na rede municipal.

“Isso mostra que toda a demanda de atendimento a crianças com idade pré-escolar foi universalizada. Portanto, raras crianças nesta faixa etária estão fora da escola. Tanto é que durante este processo de matrículas online tivemos poucas solicitações de um total de 200 vagas ofertadas para esta etapa, o que reforça mais uma vez o compromisso do prefeito Emanuel Pinheiro com a população cuiabana”, destacou a secretária-adjunta de Educação, Edilene Machado, responsável pela parte pedagógica da pasta de Educação.

Alta Demanda

Já no Berçário e Maternal houve o registro de grande demanda de solicitação de matrículas, ao todo foram 285 inscrições, o que representa cerca de 42% a mais do número de vagas oferecido pelo município, divididas em 120 vagas para os três CMEI’s.

Atualmente, a Prefeitura atende nessa fase escolar cerca de 11,7 mil alunos e, de acordo com a pasta de Educação de Cuiabá, aproximadamente 22 mil  crianças estão fora do Ensino Infantil.

A faixa etária de zero a três anos (Maternal e Berçário) ainda conta com as turmas de Jardim I e II, salas para as quais a prefeitura ofereceu 150 novas vagas, tendo recebido 146 solicitações de acesso às três novas unidades.

A realidade fez o Executivo municipal solicitar ao Ministério da Educação (MEC) a necessidade de ampliação de salas referentes a própria fase escolar Berçário e Maternal como também outras em caso de necessidades. A expansão consiste em acrescentar o espaço físico em blocos pré-moldados em lugares propícios e vagos no projeto existente da própria unidade.

Ou seja, as crianças não vão ter uma redução no espaço do pátio, do playground ou do lactário por exemplo, para a construção de novas salas. O MEC também abriu espaço para a ampliação das creches, caso seja necessário, tudo da maneira descrita acima.

Confirmação

A divulgação dos nomes das crianças contempladas com as vagas nos três novos centros de Ensino Infantil acontece a partir da próxima semana e será feita por meio de contato telefônico da direção de cada unidade escolar, com os pais ou responsáveis que efetuaram as solicitações.

O processo de acesso as unidades escolares públicas do município, a partir do decreto Nº 6.293/17 assinado pelo prefeito Emanuel Pinheiro, segue o fator de vulnerabilidade social sendo, por ordem, crianças com necessidades especiais, com família beneficiária do programa Bolsa Família e  pais ou responsáveis com menor rendimento mensal.

A pasta de Educação ressalta sobre esse processo de matrícula ser exclusivo para os novos CMEIs inaugurados que ainda não tiveram suas atividades iniciadas.