Educação / Especialização

12 de Maio de 2015 08h24

Prefeitura promove seminário para debater os desafios da escola inclusiva

12/05/2015

ROSANE BRANDÃO

A Prefeitura de Cuiabá vai promover entre os dias 14 a 15 deste mês, o  Seminário de Educação Inclusiva, cujo tema será “Os desafios da escola Inclusiva”. O evento, que será realizado no Hotel Fazenda Mato Grosso, das 8h às 18h, vai reunir cerca de 200 representantes de 43 municípios de Mato Grosso, entre gestores, coordenadores pedagógicos e professores que trabalham na sala de recursos multifuncionais. 

Participam também do seminário representantes do Centro de Atenção Psicossocial (CAPS), Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência, Centro de Reabilitação Integral Dom Aquino Corrêa (Cridac) e Centro de Apoio e Suporte a Inclusão da Educação Especial (Casies).

O objetivo do seminário é divulgar e socializar as práticas exitosas da educação especial nas escolas e debater as políticas públicas da educação inclusiva. O seminário também vai promover a troca de experiências entre os segmentos que trabalham com a educação inclusiva.

O seminário também vai proporcionar formação continuada aos participantes. 

O professor doutor Jean Robert Poulin, da Universidade de Quebec, no Canadá, vai proferir as palestras “Estimulação precoce e suas implicações no desenvolvimento da aprendizagem infantil” e “Deficiência intelectual: uma questão de orientação”. 

Ainda no seminário, serão apresentadas as palestras “O atendimento da criança autista no contexto pedagógico”, proferidas pelo professor Luiz Alexandre Freitas, da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), e “Política para educação Especial na rede: diretrizes e propostas pedagógicas”, proferida pela professora doutora, Ivone Ricci, da Secretaria Municipal de Educação. 

As escolas municipais de Cuiabá, Alzira Valladares, Quintino Pereira de Freitas e Madre Marta Cerutti participam com mesa expositiva com o tema “Experiências inclusivas na rede municipal de ensino”.

A mediadora do Seminário será a professora Carmem Cinira Siqueira Leite, da Secretaria Municipal de Educação.