Educação / FEIRA CIENTÍFICA E CULTURAL

21 de Setembro de 2018 10h18

Prefeitura promove feira para apresentação de projetos e trabalhos científicos e culturais

21/09/2018

MARIA BARBANT

Assessoria

No próximo dia 3 de outubro, na escola municipal de Educação Básica (EMEB) Madre Marta Cerutti, localizada no bairro Bela Vista, estudantes da Educação Infantil e do Ensino Fundamental, dos 1º, 2º e 3º ciclos, da rede pública de ensino de Cuiabá apresentarão projetos e trabalhos de pesquisa, na Feira Científica e Cultural 2018. As inscrições para as escolas interessadas podem ser feitas até esta sexta-feira (21), por meio da ficha de inscrição e resumo dos trabalhos que deverão ser encaminhados no e-mail: feirasme2018@gmail.com.

“Nosso objetivo é fomentar e divulgar as atividades científicas e culturais que estão sendo produzidas nas unidades escolares de Cuiabá. Queremos incentivar estudantes e professores a elaborar e realizar projetos que oportunizem a iniciação científica e o conhecimento artístico-cultural”, explicou a secretaria adjunta de Educação, Edilene de Souza Machado.

O planejamento e organização da feira tiveram início em agosto com orientação e formação para os coordenadores pedagógicos das unidades de ensino, explicou o assessor pedagógico da Coordenadoria de Organização Curricular, Leodenil Alves Duarte. “Nesse momento oportunizamos aos coordenadores pedagógicos subsídios, discussões e reflexões acerca dos projetos, pesquisas e investigações desenvolvidas nas respectivas unidades, com relevância pedagógica para serem socializados na Feira Científica e Cultural da Rede”, explicou o professor.

A rede já tem como prática pedagógica, a realização anual de feiras científicas, como momentos de socialização das aprendizagens e manifestações culturais.

Até o momento 23 unidades escolares já fizeram suas inscrições e durante a Feira Científica e Cultural irão apresentar projetos e trabalhos em várias áreas do conhecimento. Entre os trabalhos que serão apresentados estão horta escolar, cirandas, produção de obra literária, rasqueado na escola, arte e cultura na Educação Infantil, voto: mobilização e consciência, valores do meio ambiente, alimentação saudável e outros.

Cada unidade escolar poderá apresentar até quatro trabalhos sendo um na modalidade de Educação Infantil, um dos anos iniciais, um dos anos finais e um da Educação de Jovens e Adultos (EJA). As apresentações serão conduzidas pelos estudantes podendo ser mediada pelos professores.

Os trabalhos serão apresentados no formato de estandes, com uso ou não de suporte para pôster e uma mesa onde poderão ser colocados os equipamentos, maquetes e outros objetos necessários.  Cada trabalho deverá ser apresentado por no máximo quatro expositores sendo até três estudantes e o professor orientador.

Na categoria dança poderão participar no máximo oito estudantes e o tempo mínimo de apresentação será de 02 minutos e máximo de até 4 minutos. Nessa categoria é obrigatória a produção de pesquisa.

 

Premiação

Os estudantes receberão medalhas de participação e as unidades placas de honra ao mérito. Os professores/orientadores receberão certificados de participação com carga horária de 20 horas (16 horas pelo trabalho desenvolvido na escola e 4 horas pela participação no dia da feira).

Uma comissão formada por profissionais da Secretaria Municipal de Educação (SME) fará a avaliação formativa dos trabalhos apresentados. A avaliação não terá fins de premiação e sim apontar melhorias para os trabalhos futuros.

 

Organização

A Feira Científica e Cultural 2018 é uma realização da Prefeitura de Cuiabá, por meio da Secretaria Municipal de Educação (SME). A coordenação geral do evento é da Secretaria Adjunta de Educação, Diretoria de Ensino e suas coordenadorias de Formação, Organização Curricular, Programas e Projetos e de Gestão e Legislação.  

 

Serviço

Feira Científica e Cultural da Rede de Ensino de Cuiabá 2018

Data de inscrição: 21 de setembro

Data do evento: 03 de outubro

Hora: nos três turnos (manhã, tarde e noite)

Local: EMEB Madre Marta Cerutti, Rua Vereador Juliano Costa Marques, s/n, bairro Bela Vista

Informações: Coordenadoria de Organização Curricular 3645 6579