Educação / BIBLIOTECAS

12 de Janeiro de 2018 09h25

Prefeitura promove ação para distribuição de livros e estímulo a leitura

12/01/2018

ANDRESSA SALES

Gustavo Duarte

Cerca de mil pessoas passaram pela ação cultural em comemoração ao dia do leitor, nesta quinta-feira (11), na Orla do Porto. Crianças, jovens e adultos se empenharam na escolha de dois exemplares, em um montante de 3 mil livros expostos na mostra e disponibilizados por meio da parceria entre a Secretaria Municipal de Educação e as Bibliotecas Saber com Sabor.

Livros de todos os gostos, variedades de gêneros e títulos como direito penal, constitucional, romances, auto ajuda, educação, infanto juvenil, contos, crônicas entre outros.

“O conceito principal é disponibilizar o livro em locais diferentes. Nesse período de recesso escolar pensamos em uma maneira de tirar as crianças das redes sociais e estimular o da hábito da leitura. Aqui na Orla do Porto, queríamos aproveitar o momento da atividade física ou do passeio para chamar a atenção do público e acredito que estamos conseguindo. Muitos livros já foram levados e outros estão  retornando”, afirmou a coordenadora das Bibliotecas Saber com Sabor, Edvair Pereira Alves.

Visando disseminar a leitura nas comunidades e para a sociedade em geral, dentro da proposta de humanização e inclusão da atual gestão municipal, a iniciativa visa despertar o gosto pela leitura por meio do contato direto com livros, gibis, revistas e oficinas de contação de histórias. O objetivo almejado é a formação de estudantes mais críticos, coerentes e com maior facilidade de interpretação de vários gêneros textuais.

“Sempre gostei muito de ler, viajar em palavras. Já li muita coisa, mas confesso adorar ler gibis, desde criança tenho essa hábito e creio que será para vida toda. Na faculdade a leitura me ajudará muito, pretendo fazer biologia e sei que o conhecimento dos animais, corpo humano,  e da natureza só o livro irá possibilitar”, disse Mayná Cordeiro, 18.

“O que eu achei legal e interessante é essa biblioteca ao ar livre. Gosto de gibi e revista, mas os livros me ajudam a produzir histórias quando tenho que fazer tarefa de redação na escola”, afirmou a estudante Maria Luísa Fernandes Freire, 10.

Acompanhando as netas, de 7 e 10 anos, dona Antônia Fernandes que é professora conta que estava passeando e resolveu parar e pegar um livro.

“É louvável essa ideia, eu vim para trocar livros que tinha em casa com esses daqui. Vou levar alguns para complementar a leitura com minha netas, e acho importante essa preocupação, gostaria que essa ação fosse contínua, porque ajuda na troca de experiências. Eu particularmente motivo elas com a leitura, inclusive estabeleço metas para minhas netas”, salientou.

“Acho bacana, além de ser um importante modo de as pessoas interagirem entre si. Muitas pessoas não tem tempo para ir a uma biblioteca ou livraria, e esse acesso livre aproxima as pessoas, e para o leitor não existe limites”, afirmou o advogado Bruno de Oliveira, que levou para casa dois livros na área do Direito.

O evento continua nesta sexta-feira (12), das 16 às 21 horas. Durante todo o período de férias escolares, as Bibliotecas Saber com Sabor funcionam normalmente. Para saber mais sobre elas, endereços e horários de funcionamento consulte o link http://www.cuiaba.mt.gov.br/secretarias/educacao/bibliotecas-saber-com-sabor/, no site da Prefeitura de Cuiabá.

 

Serviço

Livro de Rua

Data: 12 de janeiro

Local:  Orla do Porto

Horário:  16h às  21h

Público Alvo:  População em Geral