Educação / EJA

23 de Setembro de 2015 08h43

Prefeitura promove 2º seminário de educação de jovens e adultos

23/09/2015

ROSANE BRANDÃO

Jorge Pinho

Arquivo

A Prefeitura de Cuiabá promove entre os dias 23 a 26 deste mês, o 2º Seminário de Jovens e Adultos da Rede Municipal de Cuiabá, que terá como tema “A Constituição do humano nos diversos espaços de vivências sociais”. A abertura do seminário será nesta quarta-feira (23), às 17h, no Hotel Fazenda Mato Grosso.

O evento contará com a participação de pelo menos 250 pessoas, entre estudantes, gestores e profissionais da educação.

Nos quatro dias de evento será realizada uma extensa programação, que inclui palestras, mesa redonda, depoimentos e apresentação das práticas pedagógicas na EJA.

No primeiro dia de seminário, das 17h30 às 21h30, será realizada Mesa Redonda das especificidades da Educação de Jovens e Adultos, os desafios e conquistas com a participação de representantes da EJA do Centro de Convivência de Idosos, do Sistema Penitenciário, Programa Brasil Alfabetizado e ProJovem Urbano.

Na quinta-feira, a programação começa às 18h com a palestra “Estudos freireanos na educação de jovens e adultos”, proferida pela professora doutora Analise da Silva, da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). 

Na sexta-feira (25) a programação começa às 12h com a apresentação das práticas pedagógicas na EJA da rede municipal de Cuiabá.

Às 18h30 será proferida a palestra “Espaços de vivências dos sujeitos da EJA”, pela professora doutora Jane Paiva da universidade Estadual do Rio de Janeiro (UERJ).

O seminário será encerrado no sábado de manhã com a palestra “EJA: Efetivação do direito à educação pública com qualidade social”, proferida pela professora doutora Jaqueline Ventura, da Universidade Federal Fluminense (UFF-RJ).

 As apresentações culturais ficarão por conta dos educandos da EJA e dos alunos das escolas municipais Maximinino Arcanjo da Cruz e Ranulpho Paes de Barros.  A Fisioterapeuta Francieli Fialkoski, da SME, vai proporcionar um momento de relaxamento com ginástica laboral.

Conforme a Líder da Equipe da EJA e Educação do Campo da SME, Feliciana Figueiredo, a escolha pelo tema “A constituição do humano nos diversos espaços de vivências sociais” visa, a partir do contexto educacional, compreender o que é diversidade, numa concepção de cunho filosófico, antropológico e histórico que possa fundamentar as práticas pedagógicas.