Educação / MATRÍCULAS WEB

03 de Abril de 2018 16h21

Prefeitura oferta 480 vagas em dois novos Centros de Educação Infantil da Capital

03/04/2018

RAFAELA GOMES CAETANO

Jorge Pinho

Arquivo

A Prefeitura de Cuiabá vai iniciar o período de matrículas para os dois novos Centros de Educação Infantil (CMEI), nesta quinta-feira (05). O prazo se estenderá até a sexta-feira (06) e 480 vagas estarão disponíveis no total, correspondentes às unidades Regina Pia Padilha de Borbon Coelho Neves e Professora Marília Inês Pedrollo Salomoni, localizadas nos bairros Altos da Serra e Santa Terezinha, respectivamente. Planejados para atender 240 alunos de zero a cinco anos, os CMEI seguem o padrão do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) e vão ao encontro das necessidades de ambas comunidades, levando um ensino de qualidade para os moradores locais, abreviando as distâncias entre os pequenos estudantes e o ensino público. As aulas nas unidades começam no dia 30 de abril.

“Estes dois espaços estão devidamente equipados para receber nossas crianças e marcam um novo tempo para as regiões que englobam o Altos da Serra e o Santa Terezinha. Após algumas adversidades, conseguimos finalizar as obras com qualidade, propiciando um espaço seguro e apto para que o aprendizado percorra livremente. Nossos gestores estão animados para finalmente iniciar as aulas e com o processo de matrículas sendo conduzido de maneira remota, através do nosso site, cremos que não teremos grandes dificuldades neste período. Apenas reforçamos às famílias para que estejam atentas no ato do preenchimento de dados, informando corretamente todos os critérios, para que não haja conflitos no ato da efetivação do registro do aluno. Estamos ansiosos para receber estes pequenos nas novas estruturas recém-inauguradas, certos de que eles terão um ano grandioso, com grandes lições”, afirmou Alex Vieira Passos, secretário municipal de Educação.

Garantir um ensino público de qualidade implica também na determinação de diretrizes para a realização das matrículas, respeitando particularidades como a renda familiar, a distância entre a residência e a unidade, se a criança possui ou não alguma deficiência, além da presença do benefício de programas sociais, como o Bolsa Família. Para a coordenadora de Informação e Estatísticas da Secretaria Municipal de Educação, Maria Auxiliadora Almeida, é importante que o benefício seja destinado aos estudantes que se encontram em um contexto de necessidade e todos estes critérios são atestados futuramente, na efetivação feita junto aos gestores de cada unidade escolar.

“Uma das maiores preocupações do prefeito Emanuel Pinheiro é a forma como a educação está sendo ofertada e certificar que as classes sociais mais frágeis sejam correspondidas com este serviço é nossa obrigação. Mediante o decreto nº 6.293/17, a prioridade para a classificação nas vagas é destinada para aqueles alunos com deficiência, cujas famílias são beneficiárias do Bolsa Família, tenham rendas mensais menores ou se enquadrem em outros aspectos como proximidade local e até mesmo quantidade maior de membros dentro da casa de cada criança. Os responsáveis legais pelo estudante são posteriormente convocados para a apresentação dos documentos que comprovem as informações declaradas no cadastro, inclusive aqueles relativos à identificação pessoal e autenticação do ponto de residência. É importante ainda salientar que caso haja a suspeita de irregularidades na inscrição, a secretaria procederá com as devidas averiguações e revisões da matrícula em questão, a fim de garantir a autenticidade de todo o processo”, concluiu a gestora.

Em se tratando da disposição das vagas, das 240 pertencentes ao CMEI Professora Marília Inês Pedrollo Salomoni, 20 são destinadas para o Berçário, 20 para o Maternal, 50 para o Jardim I, 50 para o Jardim II, 50 para o Pré I e 50 para o Pré II. Já referente à unidade Regina Pia Padilha de Borbon Coelho Neves, 20 são voltadas para o Berçário, 20 para o Maternal, 25 para o Jardim I A, 25 para o Jardim I B, 25 para o Jardim II A, 25 para o Jardim II B e 50 para cada turma do Pré (I e II).

A publicação do resultado relativo à classificação dos alunos selecionados será efetuada no dia 12 de abril, com a efetivação das matrículas sendo conduzida diretamente nos respectivos CMEI, entre os dias 16 e 18 do mesmo mês.