Educação / SAÚDE DO TRABALHADOR

24 de Fevereiro de 2019 11h00

Prefeitura investe em ações e programas voltados ao bem estar do profissional de Educação

24/02/2019

MARIA BARBANT

Jorge Pinho

Arquivo

Uma palestra sobre prevenção à LER/DORT será realizada no dia 28 durante evento da Coordenadoria de Desenvolvimento de Pessoas em parceria com a Coordenadoria de Formação no auditório Maestro China da Secretaria Municipal de Educação (SME). A palestra é em referência ao Dia Internacional do combate à LER e DORT e será ministrada pelo médico perito do Cuiabá PREV, Dr. George Salvador Brito A. Lima. O evento, uma extensão da formação continuada, tem como tema "Fluxos Previdenciários" e acontecerá nos dias 27 e 28, voltado para os secretários e diretores das unidades escolares.

“Pensando sempre no bem estar dos servidores, a Coordenadoria de Desenvolvimento de Pessoas busca levar informação e prevenção ao trabalhador por meio de várias ações desenvolvidas pelo Programa Saúde do Trabalhador, que tem o objetivo de prevenir e prestar assistência à saúde dos servidores do ensino da capital”, explicou a coordenadora Márcia Regina Perez de Moraes.

 

Programa Saúde do Trabalhador

O Programa Saúde do Trabalhador foi implementado em 2007 pela Diretoria de Gestão de Pessoal (DGP) da SME após um levantamento feito pela Coordenadoria de Desenvolvimento de Pessoas que verificou um alto número de servidores em licenças médicas. Hoje o programa conta uma equipe de profissionais formada por uma Enfermeira, duas Nutricionistas, um Educador físico e massoterapeuta, um Fisioterapeuta, três Psicólogas e um Assistente Social.

A equipe desenvolve várias atividades coletivas e individuais incluindo visitas às Unidades Educacionais onde são realizadas medidas antropométricas (peso, altura, circunferência de cintura, cálculo do IMC), orientações de saúde quanto a alimentação saudável, rodas de conversa com diversos temas envolvendo a saúde, relacionamento interpessoal e resolução de conflitos, avaliação e orientações posturais, acupuntura e auriculoterapia, plantão psicológico e grupos de preparação para aposentadoria, de apoio aos readaptados de função, de enfrentamento da obesidade – Pense Leve, Viva Bem, ginástica laboral nos setores da sede e o coral Educanto, pensado inicialmente como estratégia de motivação aos readaptados mas que atualmente está aberto a todos os servidores da educação, regido pela  Maestrina Eliane Castilho.

 

Dia Internacional do combate à LER e DORT

O Dia Internacional do combate à LER e DORT (28) é um alerta. A Lesão por Esforço Repetitivo (LER) é uma síndrome de dor, principalmente nos membros superiores que pode causar lesões no sistema tendíneo, muscular e ligamentar. Causada por atividades que exigem movimentos repetitivos, em alta frequência e em postura forçada.

Já o Distúrbio Osteomuscular relacionado ao Trabalho (DORT) é caracterizado também por esforços repetitivos, porém, são alterações que se manifestam principalmente em pescoço, braço, punho e ombros, em decorrência do trabalho.

Segundo a Classificação Estatística Internacional de Doenças e Problemas Relacionados à Saúde (CID-10), as principais doenças que implicam em licença médica são Transtornos Mentais e Comportamentais (68%), Doenças do Sistema Osteomuscular e do Tecido Conjuntivo (19%), Lesões, Fraturas (9%) e Neoplasias Malignas (6%).

 

 

(Estagiária Emilly Rodrigues com supervisão da jornalista Maria Barbant)