Educação / Escolas rurais

30 de Julho de 2015 09h45

Prefeitura inicia substituição das instalações físicas de escolas do campo

30/07/2015

ROSANE BRANDÃO

Jorge Pinho

Arquivo

A Prefeitura de Cuiabá iniciou nesta semana as obras de substituição das instalações físicas de escolas municipais localizadas na zona rural. Cinco escolas do campo de Cuiabá terão toda a sua parte estrutural substituída. O secretário municipal de Educação, Gilberto Figueiredo, esteve nea terça-feira (29) em duas dessas escolas para anunciar oficialmente as reformas às comunidades.

As escolas contempladas são: Benedita Xavier Rodrigues, localizada no Distrito de Nossa Senhora da Guia; Herbert de Souza, no Cinturão Verde; Professora Hilda Caetano de Oliveira Leite, no Sucuri; Nossa Senhora da Penha de França, no Distrito do Coxipó do Ouro; e Professora Udeney Gonçalves de Amorim, no distrito do Aguaçu.

Os recursos para as reformas são do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação Básica (FNDE), com contrapartida da Prefeitura de Cuiabá. Cada unidade de ensino receberá investimento na ordem de R$ 1,3 milhão, além dos investimentos em mobiliários e equipamentos.

Conforme explicou o secretário, a reforma das escolas do campo era uma prioridade dessa gestão, já que boa parte dessas unidades possuem construções antigas e se encontravam com as estruturas comprometidas. “Vamos dar uma nova cara para essas unidades, entregando às comunidades rurais unidades 100% novas, por dentro e por fora”, disse Gilberto Figueiredo.

Ainda segundo o secretário, a meta é finalizar essas obras até o mês de janeiro de 2016 para que as aulas do próximo ano letivo iniciem nas instalações novas. 

Para a diretora da escola Professora Udeney Gonçalves de Amorim, Maria Adevair Soares, a comunidade esperou muito por essa reforma e está com grande expectativa para ver como ficará a nova escola.  “Enquanto gestora dessa unidade, eu me sinto lisonjeada em receber essa reforma. Tenho certeza que vai contribuir para a melhoria do processo ensino-aprendizagem, pois nossos alunos e profissionais sentirão mais prazer em vir para a escola”, disse a diretora. 

A felicidade em ganhar uma escola nova era visível na carinha de cada aluno, que queriam saber do secretário quando a escola ficaria pronta. “Estou muito feliz e não vejo a hora de entrar na escola nova”, disse o aluno Melanias Barbosa, 14 anos.

A comunidade escolar do distrito de Nossa Senhora da Guia também está agradecida e feliz com a reforma. É o que garante a diretora da escola Professora Benedita Xavier Rodrigues, Lucinete Santos. “Nossos alunos receberam a notícia em festa, sonhávamos com essa reforma há muito tempo. Nossa comunidade merecia esse presente”, disse a gestora.

Conforme o projeto, as unidades de ensino terão toda a sua estrutura física reconstruída. Cada unidade de ensino terá seis salas de aula, sala de informática e de leitura, área administrativa (diretoria, secretaria, sala dos professores, almoxarifado, arquivo e banheiros), dependências de serviço, além das áreas de playground e da horta. Uma área total construída de 1,137 mil metros quadrados.