Educação / Melhor ambiente

09 de Junho de 2016 17h35

Prefeitura inicia reforma geral em mais uma escola municipal

09/06/2016

ROSANE BRANDÃO

Jorge Pinho

Arquivo

A secretária municipal de Educação, Marioneide Kliemaschewsk, assinou nesta quarta-feira (8), a ordem de serviço que autoriza o início das obras de reforma geral da escola municipal Professora Gracildes Melo Dantas, localizada no bairro Altos da Glória. 

 

A reforma geral será realizada por meio do programa de modernização da infraestrutura da rede municipal de educação, com recursos próprios da Prefeitura de Cuiabá. Para a execução da obra, a Prefeitura investirá recursos na ordem de R$ 2 milhões, além dos investimentos com mobiliário, equipamentos e materiais pedagógicos.  

 

Conforme informou a secretária municipal de Educação, Marioneide Kliemaschewsk, a reforma dessa escola seguirá o mesmo padrão em que foram reformadas as outras unidades de ensino. “Em 2013 construímos um padrão de qualidade que queríamos para as nossas escolas e a cada ano esse padrão vem melhorando. As escolas e creches estão sendo transformadas, melhorando o atendimento aos alunos e as condições de trabalho aos profissionais e, consequentemente, evidenciando a melhorias da qualidade do ensino”, disse a secretária.

 

O diretor de infraestrutura, engenheiro Fredericco Gahyva, apresentou à comunidade o projeto de reforma. De acordo com o projeto, a escola terá 1,3 mil metros quadrados, divididos em 13 salas de aula, biblioteca, cozinha, refeitório, banheiros, laboratório de informática, sala multifuncional, sala de apoio, além da parte administrativa, playground e espaço para horta escolar. “A reforma inclui toda estrutura adaptada para atender os portadores de deficiência, conforme determina as normas técnicas de acessibilidade”, explicou o engenheiro. 

 

A transformação da unidade de ensino inclui a substituição do telhado por estrutura metálica e telhas termoacústica, que têm maior durabilidade e oferece maior conforto térmico. Inclui ainda aplicação de revestimento cerâmico nas paredes de todas as salas e corredores; reforma geral das instalações elétricas; um novo padrão visual e arquitetônico, estruturação do laboratório de informática, biblioteca e do refeitório; além de padronização e substituição de todo o mobiliário.

 

Conforme o diretor da escola, Benedito Peixoto, a reforma não beneficiará apenas os 480 alunos atendidos na escola, mas também toda a comunidade que tem na unidade de ensino um espaço de lazer. “A nossa comunidade é muito carente e a escola é referência para a realização de várias atividades, como eventos culturais, reuniões de pais e atividades promovidas nos finais de semana. Essa reforma vai garantir para essa comunidade um espaço mais atrativo e de valorização”, observou o diretor. 

 

“Essa reforma representa dignidade para toda a comunidade escolar, que há tanto tempo esperava por essa melhoria”, acrescentou a coordenadora da escola, Marilu Marqueto. 

 

A manicure Cheila Souza, mãe de um aluno do 1º ano, disse estar muito feliz com a reforma. “Estamos sendo abençoados com essa reforma. Pelo projeto que foi apresentado aqui podemos acreditar que a escola ficará muito bonita e adaptada para atender nossos filhos com qualidade”. 

 

Por meio do programa de modernização, a Prefeitura já realizou reforma geral nas escolas municipais Silvino Leite de Arruda, Eugênia Pereira de Mello, Ministro Marcos Freire, Helio de Souza Vieira, Madre Marta Cerutti e Antonia Tita e nas creches Espaço Livre, Altos da Glória, Naídes Rodrigues Ribeiro da Cruz e Renísea Guilhermette Barua. 

 

Estão em andamento as obras nas escolas Ranulpho Paes de Barros, Maria Elazir Correa de Figueiredo, Silva Freire, Firmo José Rodrigues e a creche Josefa Parente. Outras unidades estão em fase de licitação.