Educação / Cuiabá melhor

29 de Abril de 2016 10h00

Prefeitura inaugura seis CMEIs em Cuiabá em menos de um mês

29/04/2016

ROSANE BRANDÃO

Jorge Pinho

Em menos de um mês a Prefeitura de Cuiabá já inaugurou seis Centros Municipais de Educação Infantil (CMEI), que vão atender crianças de 0 a 5 anos de idade, ampliando o atendimento da educação infantil. O último bairro a ser contemplado com uma unidade foi o Jardim Vitória, que foi presenteado na noite de quinta-feira (28) com o CMEI Jornalista Paulo Maria Ferreira Leite.

Representando o prefeito Mauro Mendes, o secretário municipal de Governo e Comunicação, Kleber Lima, destacou a grande revolução que a Prefeitura vem fazendo na área da educação. "Cuiabá melhorou muito e em todo lugar, mas sem dúvida nenhuma melhorou muito mais na educação. Somente neste mês, em que comemoramos o aniversário de Cuiabá, serão entregues 16 obras da educação e desse total oito são CMEIs como este, com toda infraestrutura necessária para atender de forma adequada os alunos”, disse o secretário, lembrando que essas inaugurações vão ampliar em quase duas mil vagas o atendimento na educação infantil.

Kleber Lima também destacou a homenagem da Prefeitura ao jornalista Paulo Leite. “Essa homenagem é inversa, ou seja, Cuiabá é que está sendo homenageada, pois mesmo depois de nos deixar Paulo Leite emprestou seu nome a um equipamento de grande importância para essa cidade”. 

A secretária municipal de Educação, Marioneide Kliemaschewsk, destacou a importância de uma unidade educacional como essa para atender os filhos dos trabalhadores. "Sabemos que uma das grandes preocupações dos pais é encontrar um local adequado e de confiança para deixar os filhos enquanto trabalham. E hoje a prefeitura oferece essa segurança para esses pais, entregando um CMEI com infraestrutura de qualidade e material adequado para atender com respeito e dignidade os filhos dessa comunidade”, destacou a secretária. 

Conforme destacou a diretora do CMEI, professora Andressa Guedes, o espaço possui recursos pedagógicos para os professores trabalharem de forma adequada com todas as etapas da educação infantil.

"Hoje estamos fazendo mais uma colheita que só foi possível devido a determinação de uma equipe de profissionais dedicados e liderada pelo prefeito Mauro Mendes, que está se mostrando um verdadeiro amigo da criança por tudo que tem feito pela educação do nosso município", disse a diretora. 

Emocionada, a viúva do homenageado, Luciana Leite, disse que o jornalista não poderia receber homenagem melhor do que ter seu nome em uma unidade educacional. “O Paulo ficaria muito feliz e honrado em receber uma homenagem em qualquer espaço físico, seja em uma rua ou uma praça, mas uma unidade destinada a educar crianças é extremamente significativa para ele, pois tinha um carinho especial por elas”, disse Lucia Leite, lembrando que o marido chegou a publicar livros infantis.

O presidente da Associação de Moradores do bairro Jardim Imperial, Benedito Farias, disse que a comunidade do Jardim Vitória foi privilegiada por receber o CMEI. “Estamos muito felizes por receber essa obra tão importante para educar e acolher nossas crianças”.

O CMEI possui área total construída de 781 metros quadrados, contendo quatro salas pedagógicas, brinquedoteca, cozinha, lactário, refeitório, playground, além da área administrativa. Vai atender 120 crianças de 0 a 5 anos de idade, sendo 50 vagas destinadas para a pré-escola (alunos de 4 e 5 anos) e as demais vagas para creche (crianças menores de 3 anos). 

“Nunca tinha visto em Cuiabá uma unidade com tamanha qualidade. A nossa comunidade, principalmente as mães, está muito feliz e satisfeita por receber esse presente, um CMEI muito bem estruturado, bonito e aconchegante”, disse a presidente do Clube de Mães do bairro Jardim vitória, Marenilce Moraes Souza, que tem dois netos e vai tentar vagas para eles na unidade.  

Homenagem 

O nome do CMEI é uma homenagem ao jornalista, publicitário e escritor Paulo Maria Ferreira Leite.

O jornalista nasceu em Itararé (SP), mas residiu em Cuiabá há mais de 30 anos, onde constituiu família e se firmou como um dos grandes nomes do jornalismo mato-grossense.

Paulo Leite atuou como consultor político, cronista e secretário de comunicação do Governo do Estado (de 1991 a 1994). Atuou também como secretário nas pastas de comunicação da Assembleia Legislativa e de assessor nas secretarias de Comunicação das prefeituras de Cuiabá e de Várzea Grande. Foi também diretor de criação da empresa de publicidade Época Propaganda, atuou em campanhas políticas no Estado, dirigiu a TV Cidade Verde (SBT) e foi presidente do diretório municipal do DEM, em Várzea Grande. Além disso, escrevia sobre política no Blog do Paulo Leite. 

Era casado com Luciana Leite, com quem teve dois filhos, João Gabriel (19 anos) e Luiz Felipe (17 anos).

O jornalista enfrentou sérios problemas de saúde, que se agravaram em fevereiro de 2014, quando sofreu dois infartos. Paulo Leite morreu em 2014, aos 54 anos, após ficar nove dias internado na UTI devido a complicações renais e cardíacas.