Educação / Cuiabá melhor

19 de Maio de 2016 00h35

Prefeitura inaugura oito CMEIs e amplia 1,8 mil vagas na educação infantil

19/05/2016

ROSANE BRANDÃO

Jorge Pinho

Arquivo

Nem mesmo o clima atípico que fez em Cuiabá na noite desta quarta-feira (18), com garoa fina e temperatura de 22 graus, impediu que a comunidade do Residencial Salvador Costa Marques prestigiasse a inauguração do Centro Municipal de Educação Infantil (CMEI) Governador José Garcia Neto. Este é o oitavo CMEI entregue pela Prefeitura de Cuiabá este ano, o que garante a ampliação de 1,8 mil novas vagas para a educação infantil. 

 

Durante a cerimônia de inauguração, o prefeito Mauro Mendes falou dos investimentos na educação nos últimos três anos e cinco meses de gestão. "Já entregamos 14 CMEIs como esse e até o final do ano serão 21. No entanto, educação não se faz apenas com prédios bonitos, mas também com investimento no pedagógico e na valorização do profissional e é isso o que estamos fazendo, ou seja, promovendo uma educação de qualidade", disse o prefeito, lembrando que a valorização do profissional inclui o aumento salarial, que nesse período foi de quase 15% de ganho real, além dos 22,34% de reposição. 

 

Já foram inaugurados este ano os CMEIs Prefeito Dante Martins de Oliveira, no bairro Três Barras; em seguida Maria Conceição Oliveira de Souza, no CPA IV; Paulo Ronan Ferraz Santos, no bairro 1º de Março; Engenheiro Oscar Amélito, no Residencial Real Parque; Jornalista Paulo Maria Ferreira Leite, no bairro Jardim Vitória; Manoel de Barros, no Jardim Imperial; Aliane Fátima Rodrigues Monteiro, no Residencial Alice Novack. Cada unidade terá capacidade para atender 240 crianças de 0 a 5 anos de idade.

 A secretária municipal de Educação, Marioneide Kliemaschewsk, destacou que todo o cuidado e carinho dessa gestão com a educação não é somente com a estrutura física, mas também com o pedagógico. "Tudo isso que estamos presenciando hoje só é possível porque possuímos uma gestão diferenciada, que busca a excelência em tudo o que faz, que se preocupa com cada detalhe, buscando fazer sempre o melhor por nossas crianças", observou a secretária.

 

O CMEI Governador José Garcia Neto será administrado pelas professoras Eliane Andrade Antiga, como diretora, e Oemir Benedita Dias, como coordenadora. "Eu me sinto lisonjeada e muito feliz em fazer parte da equipe de profissionais dessa gestão, uma gestão que investe maciçamente na educação. Posso garantir que nesses 17 anos como servidora efetiva da rede municipal nunca presenciei tantos investimentos na educação como agora", disse a diretora. 

 

O nome do CMEI é uma homenagem ao ex-governador de Mato Grosso e ex-prefeito de Cuiabá, o engenheiro civil e professor José Garcia Neto.

 

A viúva do homenageado, dona Maria Lygia de Borges Garcia, disse estar muito feliz com a entrega do CMEI e homenagem a seu marido, mas não pela beleza da estrutura física, mas sim pelo significado da obra para a população. "Um obra pública construída com essa qualidade só vem demonstrar o carinho e o compromisso que o prefeito tem com o futuro de todas as crianças que aqui serão atendidas. Muito obrigada a todos os responsáveis por essa obra".

 

Um dos filhos de Garcia Neto, Antonio Carlos Borges Garcia,  também elogiou o prefeito pela qualidade com que o CMEI foi edificado. "A educação é a base de tudo e é muito bom ver a Prefeitura proporcionando oportunidades que vão garantir a essas crianças um futuro muito melhor". 

 

Prestigiaram o evento a primeira-dama de Cuiabá, Virginia Mendes, o secretário municipal de Trabalho e Desenvolvimento Econômico, Alex Jonny, os secretários adjunto de Governo e Comunicação, João Batista, e de trabalho Rodolfo Garcia, o ex-prefeito de Cuiabá, Rodrigues Palma, os vereadores Leonardo Oliveira, Oséas Machado, Adilson da Levante, Adevair Cabral, líderes comunitários e a escritora Ana Stoppa, que fez doação de livros para o CMEI.

 

 Garcia Neto

 Foi eleito prefeito de Cuiabá, comandando a capital mato-grossense de 1955 a 1959. Logo em seguida, em 1960, foi eleito vice-governador do então chefe do executivo mato-grossense, Fernando Correa da Costa, mandato que cumpriu por cinco anos. Foi eleito deputado federal por dois mandatos, em 1966 e 1970. 

 

Em 1974 foi indicado governador do estado pelo então presidente da República Ernesto Geisel. Durante este período foi sancionada a lei que dividia o estado e criava Mato Grosso do Sul. Garcia Neto foi também professor da Escola Técnica de Cuiabá e dirigiu o Departamento de Viação e Obras Públicas (DVOP). 

 

O ex-governador de Mato Grosso morreu em novembro de 2009, aos 87 anos, vítima de acidente vascular cerebral (AVC).