Educação / Cuiabá melhor

19 de Abril de 2016 11h54

Prefeitura inaugura mais um CMEI e abre 240 novas vagas para a educação infantil

19/04/2016

ROSANE BRANDÃO

Jorge Pinho

Arquivo

O prefeito Mauro Mendes inaugurou na noite desta segunda-feira (18), mais um Centro Municipal de Educação Infantil (CMEI), que vai atender crianças de 0 a 5 anos de idade. Esta é a quinta unidade de um pacote de oito CMEIs que serão entregues durante a programação do aniversário de 297 anos de Cuiabá. Desta vez o beneficiado foi o Residencial Real Parque, cujo CMEI homenageou o Engenheiro Oscar Amélito, servidor de carreira da Prefeitura de Cuiabá, que dedicou mais de 30 anos da sua vida à Defesa Civil do município. 

 

Conforme destacou o prefeito Mauro Mendes, Cuiabá vive um momento de transformação estrutural, com um número e qualidade de obras pouco visto na história da cidade. “São obras espalhadas em todos os cantos e que estão mudando a cara da cidade. Somente na educação estamos entregando 16 obras alusivas a nossa querida Cuiabá, que completa 297 anos este mês”.

 

Mauro Mendes ressaltou ainda que as obras não se limitam apenas ao aniversário de Cuiabá. “A educação é um dos setores mais beneficiados com obras. Vamos finalizar esses quatro anos com 56 obras na Educação, entre transformações de escolas e creches e novas unidades de CMEIs, escolas, e creches e tudo edificado com padrão de qualidade, que representa o respeito que esta gestão tem por Cuiabá”, disse o prefeito. 

 

Segundo a secretária municipal de Educação, Marioneide Kliemaschewsk, além de obras de alto padrão de qualidade e com estruturas modernas, as unidades também estão sendo equipadas com um conjunto de melhorias que vão auxiliar os professores no trabalho pedagógico. “Além da brinquedoteca, todas as salas de aula serão equipadas com materiais pedagógicos que vão atender todas as crianças de acordo com cada faixa etária”, explicou a secretária. 

 

Cada CMEI que está sendo entregue pela Prefeitura de Cuiabá vai atender 240 crianças de 0 a 5 anos de idade, sendo 140 crianças com idade de 0 a 3 anos (creche) e as demais de 4 e 5 anos (pré-escola).

 

Para a diretora do CMEI, Ádila Terezinha Andrade, assumir a gestão de uma unidade com esse porte na infraestrutura é um oportunidade única em sua carreira profissional. “É uma satisfação em saber que estarei contribuindo para a formação de muitas crianças desse bairro. A qualidade na infraestrutura nós já temos, agora é pensar em resultados positivos no pedagógico”, disse a professora.

 

Para a presidente da Associação de moradores do Residencial Real Parque, Adriana Leão Morete, a entrega do CMEI para a comunidade é a realização de um sonho. “Este CMEI é muito melhor do que imaginávamos. Além de acolher as nossas crianças, ele vai atender com dignidade as mães da nossa comunidade. Nosso sentimento hoje é um só: de agradecimento por receber uma obra dessa qualidade”, observou a presidente. 

 

Homenagem a Oscar Amélito -

Servidor de carreira durante 31 anos como fiscal da Defesa Civil do município, desde 2011 Oscar Amélito ocupava o cargo de coordenador do órgão. 

 

O ingresso na Prefeitura de Cuiabá ocorreu 1985, como engenheiro civil. Amélito sempre se envolveu nas questões ambientais em toda a sua carreira profissional. Seu trabalho lhe permitiu conhecer de perto as principais áreas de risco da capital e foi um dos responsáveis pela criação do primeiro programa de regularização fundiária em Cuiabá

 

Além da coordenação da Defesa Civil, Amélito foi presidente do Rotary, membro do Conselho Regional de Engenharia e Arquitetura (Crea/MT), conselheiro da Associação de Amigos no Combate ao Câncer (Acolhe/MT) e militante do Partido Verde, chegando a assumir a presidência municipal do partido. 

 

A família, amigos e colegas de trabalho de Oscar Amélito também prestigiaram o evento. O filho do homenageado, João Felipe, disse estar orgulhoso em ver o nome do pai estampado em uma obra tão importante para o município. “É muita emoção para toda a nossa família. Meu pai merece muito por tudo o que fez e, principalmente, pela sua dedicação e seriedade que sempre teve com o trabalho”.

 

“Essa homenagem é o reconhecimento a um servidor público que tanto fez por Cuiabá. Um homem que admirava o seu trabalho e de tamanha lealdade aos colegas”, observou o prefeito Mauro Mendes. 

 

O secretário de Serviços Urbanos, José Roberto Stopa, falou da emoção em compartilhar desse momento. “Essa é uma homenagens muito justa, pois o Oscar foi um homem que se dedicou muito ao serviço público. Mesmo depois de descobrir a doença ele não deixou se abater e continuou trabalhando, isso porque ele tinha amor ao que fazia. Essa homenagem representa o nosso respeito e o quanto ele era importante para essa cidade”, disse Stopa. 

 

“Nada mais justo do que homenageá-lo com uma obra da educação, pois parte do seu trabalho foi dedicado às crianças, por quem ele tinha uma grande paixão”, completou o atual coordenador da Defesa Civil do município, José Pedro Zanette.

 

Inicialmente, Oscar Amélito tratou de um câncer nos rins, que mais tarde atingiu os pulmões. Oscar Amélito morreu aos 58 anos de idade. Deixou esposa e três filhos.