Educação / DESPERDÍCIO ZERO

24 de Outubro de 2018 15h28

Prefeitura implanta projeto visando reduzir o desperdício de alimentos nas escolas

24/10/2018

MARIA BARBANT

Jorge Pinho

O desperdício de alimentos é atualmente um problema ambiental e ético que repercute em diversas esferas. Seu controle reduz a pobreza, a fome e a desnutrição, promovendo o desenvolvimento social. Pensando nisso e visando proporcionar uma alimentação balanceada, que contribua diretamente com a saúde e a qualidade de vida dos alunos matriculados na rede pública municipal de ensino, a Prefeitura de Cuiabá está implementando o projeto, Alimentação Saudável e Combate ao Desperdício de Alimentos. Nesta quarta-feira (24), na Escola Municipal de Educação Básica (EMEB) Cel. Octayde Jorge da Silva, acontece a primeira ação do projeto. Pela manhã e à tarde, alunos e profissionais da Educação vão receber informações sobre o tema e participar de várias atividades lúdicas.

A coordenadora de Nutrição Escolar da Secretaria Municipal de Educação (SME), Ana Domingas explicou que o projeto, ainda em caráter experimental, deve ser estendido a todas as 162 unidades escolares da rede pública de Cuiabá. “A instituição de programas de educação nutricional nas escolas e a criação de um ambiente favorável à promoção de práticas alimentares saudáveis são estratégias para que possamos enfrentar problemas alimentares, nutricionais e de saúde associadas a má alimentação”, explicou Ana Domingas.

O projeto atende também ao Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE), criado pelo governo federal a fim de suprir, parcialmente, as necessidades nutricionais dos alunos da Educação Infantil e do Ensino Fundamental da rede pública e das escolas mantidas por entidades filantrópicas. O programa visa o desenvolvimento da criança e a melhoria de seu rendimento escolar por meio da oferta de uma alimentação saudável, em condições higiênico-sanitárias seguras e em consonância com a cultura e a tradição da população.

Durante todo o dia, os alunos, divididos por turmas estarão participando das atividades que abordam questões relacionadas ao tema.

 

Atividades

Na unidade escolar, iniciativas de combate ao desperdício e à alimentação saudável não são novas. Desde o início do ano, por meio do projeto Desperdício Zero, o tema já vem sendo tratado em sala de aula e com os pais.

A diretora da EMEB Cel. Octayde Jorge da Silva, Dalila Pereira Arantes Aguiar contou como o projeto vem sendo desenvolvido. “No começo do ano compramos recipientes onde as turmas depositam as sobras que são pesadas e, no final do bimestre, um gráfico mostra o resultado de cada sala. Além disso, contamos com o apoio dos pais e o resultado é que hoje, o desperdício diminuiu bastante, chegando a quase zero. As crianças não desperdiçam mais nada e estão consumindo uma variedade maior de alimentos. Eles entenderam que a alimentação correta faz com que permaneçam saudáveis e que aprendam bem melhor. Ficamos felizes com os resultados positivos do projeto e, por saber que a Secretaria está expandindo a iniciativa para outras unidades escolares porque o bem maior é ver nossas crianças saudáveis”, disse ela.

As ações são realizadas em estações, onde um profissional nutricionista e um gastrônomo trabalham atividades lúdicas de acordo com as idades dos alunos. O total de alunos, por período, foi dividido em 4 grupos (número de estações), e identificados por cores (cada grupo com uma cor diferente), para que os grupos estejam sempre com os mesmos participantes, e não repitam a participação em nenhuma estação. Os grupos se revezam entre as estações a cada 40min.

A gastrônoma da Coordenadoria de Nutrição Escolar, Renata Aline Sanches Mantovani contou que na 1ª Estação, de Avaliação Nutricional, os alunos são avaliados em seu peso e altura, e classificados nutricionalmente de acordo com a curva estabelecida pela OMS (Organização Mundial da Saúde. A partir dessa avaliação a equipe de nutrição da Coordenadoria vai fazer os ajustes necessários. Na 2ª Estação, Gincana dos Alimentos, os alunos aprendem a identificar os benefícios nutricionais de diferentes alimentos. Na 3ª Estação, Conhecendo os Alimentos, os alunos participam de atividades relacionadas ao desperdício. Os alimentos crus são apresentados em formato de pirâmide, contendo em kg a quantidade de que são desperdiçados na unidade durante 1 mês. Na 4ª Estação, Experiência Audiovisual, os alunos assistem a vídeos e músicas sobre o tema.

“Complementando esse trabalho, fizemos umas preparações especiais de lanche com melancia no palito, em forma de picolé, que é uma maneira muito mais atrativa de fazer a criança comer uma fruta e um bolo de banana”, explicou a gastrônoma da Coordenadoria de Nutrição Escolar, Renata Aline Sanches Mantovani.

O prefeito Emanuel Pinheiro falou sobre a iniciativa. “A escola é uma instituição que exerce grande influência na vida das crianças, é o lugar ideal para desenvolvermos ações de promoção à saúde e ao desenvolvimento de hábitos saudáveis entre a população. Nesse sentido, o projeto desenvolve atividades sobre alimentação saudável e redução do desperdício contribuindo com a construção do conhecimento crítico e estimulando um modo de vida mais saudável hoje e no futuro”, destacou Emanuel Pinheiro.