Educação / Alto padrão

27 de Setembro de 2016 12h25

Prefeitura entrega mais uma escola reformada com padrão de qualidade

27/09/2016

ROSANE BRANDÃO

Jorge Pinho

Arquivo

Depois de 25 anos de sua construção, a escola municipal de educação básica (Emeb) Maria Elazir Correa de Figueiredo, localizada no bairro São João Del Rei, finalmente foi beneficiada com obras de reforma geral. A escola, que foi revitalizada por meio do Programa de Modernização da Rede Municipal de Educação, foi entregue pelo prefeito Mauro Mendes nesta segunda-feira.

Conforme destacou o prefeito Mauro Mendes, a Prefeitura de Cuiabá criou em 2013 o Programa de Modernização com o objetivo de implantar um novo conceito em reformas, promovendo uma verdadeira revolução nas unidades educacionais da rede municipal, que estavam com suas estruturas físicas comprometidas.

Com uma visão moderna e inovadora, o programa integra o maior portfólio de obras já visto na rede municipal de Educação. “Já entregamos muitas obras, como reformas e construções de escolas e creches, e até o final deste ano vamos entregar muito mais. Todas com o mesmo padrão de qualidade, que é a marca da nossa gestão. Olhando para todas essas unidades transformadas sinto que o meu dever enquanto gestor dessa cidade foi cumprido”, disse o prefeito.

A reforma da escola incluiu a substituição do telhado por estrutura metálica e telhas termoacústica, aplicação de revestimento cerâmico nas paredes de todas as salas e corredores, reforma geral da biblioteca e refeitório, troca de toda a instalação elétrica, um novo padrão visual, arquitetônico e paisagístico, além de padronização e substituição de todo o mobiliário e equipamentos. 

Segundo a secretária municipal de Educação, Marioneide Kliemaschewsk, para a transformação da escola, a Prefeitura de Cuiabá investiu recursos próprios na ordem de R$ 2,0 milhões, incluindo os mobiliários e equipamentos.

“Com muito trabalho e empenho estamos conseguindo transformar a realidade de nossas escolas, fazendo as melhorias que a nossa rede tanto precisa e merece”, disse a secretária, parabenizando a escola Maria Elazir pelo resultado no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica - Ideb, cujo desempenho foi de 5,0, bem acima da meta estipulada pelo MEC, que era de 5,0.

A escola Maria Elazir atende 640 alunos, da educação infantil (pré-escola) e do ensino fundamental (1º ao 6º ano).

“A nossa escola estava longe da realidade que queríamos, mas hoje estamos recebendo um espaço que é um sonho, com salas de aula equipadas e modernas. Um local que motiva e levanta a autoestima de qualquer profissional”, disse a diretora da escola, Amanda Laura Alt.

Assim como os profissionais da escola, os alunos e os pais também ficaram encantados com a nova escola. “Presenciei toda a transformação dessa escola e posso garantir que aqui foi tudo feito com muito carinho e cuidado. Uma reforma de primeira qualidade, que ficou maravilhosa!”, elogiou o advogado Raul Junior, que tem dois filhos matriculados na escola.

“Ela ficou muito mais legal e bonita”, completou a filha de Raul, a pequena Maysa Thame, 7 anos. 

A autônoma Gislene Neres Leal, que tem uma filha e uma irmã matriculadas na escola, fez questão de conferir a transformação da unidade. “Confesso que não esperava que fosse ficar tão bonita. Até chegamos a comentar que a reforma seria apenas um ‘pinturinha’ nas paredes, como sempre foi feito nas escolas públicas, mas agora vendo essa escola linda como ficou, vejo que tudo foi feito com muita qualidade”, disse Gislene, acrescentando que além da qualidade na estrutura a escola tem qualidade no ensino também.  

Durante a cerimônia de reinauguração, a aluna Ana Claudia Santos, recitou o poema “Minha Escola, Meu Lugar”, de sua própria autoria.