Educação / Cuiabá 296 anos

14 de Abril de 2015 00h08

Prefeitura entrega duas unidades educacionais reformadas com novo conceito

14/04/2015

ROSANE BRANDÃO

Marcos Vergueiro

Arquivo

Dando sequência à programação alusiva aos 296 anos de Cuiabá, o prefeito Mauro Mendes entregou nesta segunda-feira  (13), duas unidades educacionais que passaram  por reforma geral. 

As  creches Espaço Livre, no bairro Araés, e Altos da Glória, no bairro de mesmo nome, foram revitalizadas por meio do Programa de Modernização da Infraestrutura da Rede Municipal de Educação, que promove melhoria na estrutura física e troca de equipamentos e mobiliários com recursos próprios.

"A vontade de reformar todas as unidades da rede é muito grande, mas não contamos com recursos suficiente para isso. Mas podem ter certeza de que o pouco que nos propusemos a fazer será feito com qualidade e com respeito ao dinheiro público", disse o prefeito Mauro Mendes.

Conforme destacou o secretário Municipal de Educação, Gilberto Figueiredo, abril é um mês importante para a Prefeitura de Cuiabá, pois é o momento da colheita, de entregar todos os compromissos feitos aos longo dos dois anos e três meses de gestão. "Estamos intensificando as ações na rede municipal para que os nossos profissionais tenham qualidade de vida e isso reflita nos serviços prestados aos nossos alunos".

Segundo o secretário, somente na área da educação estão previstas oito obras a serem entregues ainda este mês. "Já entregamos a reforma geral da sede da Secretaria, estamos entregando essas duas creches e ainda este mês vamos entregar mais duas escolas reformadas e dois novos CMEIs (Centros Municipais de Educação Infantil)", completou o secretário. 

Para a reforma geral das duas creches a Prefeitura de Cuiabá investiu recursos na ordem de R$ 1,6 milhões, entre infraestrutura, mobiliários e equipamentos.

A reforma geral das unidades incluiu a troca de toda a cobertura de telha de barro por telhado termoacústico; troca de toda a parte elétrica; adequação dos espaços para portadores de Necessidades Especiais (PNE); reforma do refeitório, cozinha e colocação de revestimento cerâmico nas paredes.

"Valeu a espera. A nossa comunidade recebe hoje uma creche de primeiro mundo, com qualidade que a educação do nosso município merece", observou o presidente da Associação de Moradores do bairro Araés, Everton Salgado.

As diretoras das duas unidades também elogiaram as reformas. "É um sonho sendo concretizado. Todos ganham com essa reforma, profissionais, alunos e, principalmente, os pais que podem deixar seu filhos na creche com a certeza de que estarão seguros", disse a diretora da Espaço Livre, Tânia Valéria Shimidt.

"É possível ver o brilho nos olhos dos pais e dos nossos alunos. Todos estamos muito felizes", completou a diretora da creche Altos da Glória, Fátima Estevão.

As escolas Ana Tereza Arcos e Francisval de Brito abrilhantaram os dois eventos com apresentações de banda, coral, de siriri e cururu. 

As cerimônias de entrega das duas unidades de ensino contou com a presença de boa parte do secretariado municipal, vereadores, e representantes de segmentos ligados à educação.

Histórico - a   Creche Municipal Espaço Livre foi inaugurada no dia 26 de setembro de 1986 e ficava na Rua Comandante Costa, centro de Cuiabá. Na época a unidade atendia exclusivamente filhos de funcionários da Prefeitura Municipal de Cuiabá. Atualmente a creche atende 217 alunos de 4 meses a 3 anos e 11 meses.

A creche Altos da Glória foi inaugurada em 27 de julho de 1999 durante o mandato do então prefeito Roberto França. No entanto seu processo de funcionamento começou apenas em setembro de 2007. A creche tem capacidade para atender 120 alunos com idade de 2 a 3 anos e 11 meses. 

Nas duas creches o atendimento é integral, das 6h às 18h.

Confira as galerias de fotos -

Creche Espaço Livre

Creche Altos da Glória