Educação / NA PRÁTICA

07 de Outubro de 2017 15h08

Prefeitura e Microsoft definem metodologia de implantação de sistema inovador na Educação

07/10/2017

LINA OBAID

Jorge Pinho

Arquivo

A Prefeitura de Cuiabá e a empresa Microsoft definiram nesta semana os principais pontos para a implantação, na prática, do sistema de comunicação, gestão e acompanhamento educacional em ambiente virtual. Os detalhes foram estabelecidos em reunião realizada com o secretário municipal de Educação, Rafael Cotrim, com secretário extraordinário dos 300 anos, Júnior Leite, com a secretária municipal de Gestão, Ozenira Félix, e com os representantes da empresa, Antônio Moraes e Ronney Rios, ocorrida no Palácio Alencastro. 

A parceria com a multinacional de tecnologia e informatica é fruto de uma articulação do prefeito de Cuiabá, Emanuel Pinheiro, realizada durante sua viagem aos Estados Unidos. A atuação do gestor foi fundamental para o fechamento de um convênio no valor estimado de R$ 13 milhões, que serão repassados em forma de doação de softwares e o acesso gratuito, para professores e alunos, a diversos programas educacionais. Cuiabá foi segunda cidade brasileira a firmar esse tipo de acordo em 2017, permitindo investimentos nas áreas da educação e tecnologia.

Durante o encontro entre o secretariado municipal e os diretores da empresa, ficou decidido que, por conta do grande número de servidores da Educação, a proposta será executada em etapas. A primeira fase, permitirá que a comunicação entre servidores, gestores e Secretaria seja mais objetiva, rápida e eficaz. Tudo isso em ambiente corporativo virtual que, ao ser implantado, possibilitará a interação e troca de conhecimentos, por meio da participação de fóruns de discussão, além de baixar conteúdos e aplicativos inerentes à profissão.

Já a segunda fase de trabalho será a mais decisiva, pois se trata do uso de um software específico para a área de aprendizagem. Tal sistema servirá como ferramenta pedagógica a professores e estudantes na rede municipal de Educação. Ela permitirá que a comunidade pedagógica visualize e edite conteúdos de aula online. Desta forma, além de servir para que os pedagogos possam acompanhar a evolução cognitiva gradual do aluno, também permite traçar um perfil sócio-educativo dos mais de 50 mil estudantes da rede. A inserção da tecnologia no campo da educação serve para otimizar o trabalho e tempo prestados dentro de sala de aula, desde a chamada, até resultados de avaliação ao longo do ano letivo.

O Secretário Cotrim, avaliou como positiva a iniciativa e reforçou que os resultados almejados serão transformadores. “O servidor e a gestão publica precisavam disso, pois nós ainda estamos muito carentes, em matéria de tecnologia. Aliando inovação e Educação, alcançaremos resultados bem próximos daquilo que queremos para a Cuiabá dos 300 anos. Sem contar que, na Educação, tempo e praticidade são muito valorizados, uma vez que você padroniza e informatiza todo o sistema de trabalho, permitindo que os profissionais tenham mais tempo para realizar atividades que são realmente inerentes à prática educacional”, frisou.

O diretor de Educação da Microsoft, Antônio Moraes, reforçou que é necessário um treinamento e adaptação eficazes, para se obter a eficiência nas ações. “Nosso trabalho é oferecer uma ferramenta moderna, prática e que seja inclusiva no modo de trabalho. Mas, para que obtenhamos os resultados necessários, por meio desta nova ferramenta, antes, é preciso garantir que a antiga ferramenta tenha sido excluída por completo e que a nova tenha sido dominada com sucesso. Assim se consegue garantir a continuidade nos resultados”, explicou.