Educação / Ineditismo

23 de Agosto de 2015 12h40

Prefeitura de Cuiabá lança Projeto Escola Transparente nesta segunda-feira

23/08/2015

ROSANE BRANDÃO

 Será lançado pela Prefeitura de Cuiabá nesta segunda feira (24), o Projeto Escola Transparente. O projeto é uma parceira entre a prefeitura e o Tribunal de Contas do Estado (TCE). O Projeto Escola Transparente foi idealizado pela Secretaria Municipal de Educação em conjunto com a Controladoria Geral do Município e  será disponibilizado à população com a divulgação das informações referentes às unidades de ensino. A solenidade lançamento do projeto  acontecerá as 15 horas, no Tribunal de Contas do Estado.

As unidades de ensino (escolas, creches e Centros Municipais de Educação Infantil) da capital que publicarem em tempo real suas respectivas prestações de contas no portal receberão o selo “Escola Transparente”, criado pela Prefeitura de Cuiabá.

As unidades de ensino têm prazo até o mês de outubro para começarem a colocar em prática a medida e efetivar as publicações dos dados, data em que o portal será disponibilizado à população.

Parte dessas informações será inserida no portal da prefeitura pelos próprios gestores das unidades de ensino, que receberão treinamento da Controladoria-Geral do município e do TCE. Cuiabá será um dos primeiros municípios do país a publicar no Portal Transparência as prestações de contas das unidades públicas de ensino.

A iniciativa atende a Lei nº 5.715/2013 que regulamenta o acesso à informação, disciplinando a transparência na aplicação de recursos públicos destinados à educação.

Conforme explica o secretário municipal de Educação, Gilberto Figueiredo, a medida atende o processo de democratização do acesso à informação e será mais uma ferramenta de transparência, principalmente no que se refere à divulgação da aplicação de recursos públicos.

“Por meio do portal, a população terá acesso a todas as informações referentes às unidades de ensino, como o demonstrativo da receita e despesas; calendário escolar; matriz de referência escolar; legislação do município; plano político pedagógico; entre outras informações”, explica o secretário.

O TCE é parceiro da Prefeitura nessa ação, responsável por fornecer os endereços eletrônicos vinculados ao Portal da Transparência a todas as unidades de ensino. A Controladoria-Geral do Município será responsável por fiscalizar o cumprimento da norma.