Educação / BULLYING

10 de Junho de 2019 11h30

Prefeitura de Cuiabá lança campanha de prevenção e combate ao bullying

10/06/2019

MARIA BARBANT

Divulgação

Com o slogan ‘Sem plateia não tem bullying’, a Prefeitura de Cuiabá, por meio da Secretaria Municipal de Educação (SME), lança nesta terça-feira (11), às 14 horas, no Hotel Fazenda Mato Grosso, uma campanha de prevenção e combate ao bullying.

A primeira ação da campanha será uma palestra direcionada aos profissionais de Educação e professores mediadores das redes pública e particular de ensino da Capital, Várzea Grande e municípios localizados no Vale do Rio Cuiabá, com o tema bullying e cyberbullying. Durante a campanha, serão realizadas uma série de ações com o objetivo de chamar a atenção sobre o problema. A palestra que leva o nome da campanha será ministrada por Dieikson Carvalho, professor, filósofo clínico, coaching e consultor do Programa Escola da Inteligência, desenvolvido pelo Grupo Augusto Cury.

A secretária-adjunta de Educação, Edilene Machado explicou que a campanha realizada em parceria com representantes de vários setores da sociedade tem como objetivo implementar iniciativas que promovam a discussão, prevenção e combate ao bullying, nas unidade educacionais. “A campanha foi idealizada em eixos focados na formação dos profissionais, orientação às famílias e alerta a sociedade. Nossa ideia é permitir a reflexão e, a partir daí, produzir diretrizes orientativas e pedagógicas que estimulem as crianças e os jovens, à empatia e ao respeito às diferenças”, explicou Edilene Machado.

A palestra ‘Sem plateia não tem bullying’ faz parte do eixo do Currículo e Sala de Aula e, é uma das estratégias para a formação de professores mediadores, aptos a identificar e trabalhar a linguagem e as ações de prevenção e resolução de conflitos, promovendo a cultura da paz no ambiente educacional.

Uma outra ação está relacionada ao eixo Escola de Pais e Comissão pela Paz na Escola por meio da qual será realizada uma formação para as famílias, tendo como marco inicial a palestra ‘Como identificar e prevenir o bullying’. Essa palestra será nos 13 e 14 de junho, das 19 às 21h, na Escola Municipal de Educação Básica (EMEB), Madre Marta Cerruti.

No dia 28 de junho, às 8 horas, alunos das unidades educacionais de Cuiabá, participam da Caminhada Mirim, com concentração na Praça Alencastro e chegada na Praça Santos Dumont.  O Dia D Humanizar será entre os dias 5 e 6 de julho nas unidades educacionais e no dia 20 de setembro acontecerá o Fórum ‘Pelas emoções e relações virtuosas e saudáveis’, com a palestrante Regina Shudo, pedagoga e pós-graduada em Metodologia de Ensino pela Universidade Estadual de Maringá, também do Grupo Escola da Inteligência.

Entre as instituições parceiras na campanha, estão a Secretaria Estadual de Educação de Mato Grosso (Seduc-MT), Conselhos Estadual e Municipal de Educação, Ordem dos Advogados do Brasil (OAB-Seccional MT), Ministério Público Estadual (MPE-MT) e a União dos Dirigentes Municipais de Educação de Mato Grosso (Undime-MT).

Serviço:

Programa de Prevenção e Combate ao Bullying nas unidades educacionais de Cuiabá

Palestra - ‘Sem plateia não tem bullying’

Palestrante – Consultor do Grupo Escola da Inteligência, Dieikson Carvalho

Data: 11 de junho

Hora: 14h às 17h

Local: Hotel Fazenda Mato Grosso