Educação / ESCOLA DE GESTORES

26 de Agosto de 2021 08h30

Prefeitura de Cuiabá inicia nesta quinta-feira (26), online, a segunda edição do Programa Escola de Gestores

26/08/2021

MARIA BARBANT

Assessoria

Arquivo

Com o tema “Reflexões sobre o Impacto do processo formativo na gestão da Unidades Educacionais” será realizada nesta quinta-feira (26), às 14:30 horas, com transmissão online pelo @portaldaescolacuiabana, a aula inaugural da segunda edição do Programa Escola de Gestores da Rede Municipal de Ensino de Cuiabá – 2021-2022. O curso de atualização atenderá 446 profissionais da educação, das 169 unidades educacionais, que atuam nas funções de diretores, coordenadores pedagógicos e secretários escolares, de forma simultânea, por meio de vídeo aulas que serão disponibilizadas num ambiente virtual formativo.

Nesta etapa, o curso de atualização será realizado em sete módulos com 100 horas-aula com temas gerais, relacionados às necessidades formativas prioritárias para o desenvolvimento das ações essenciais das rotinas de funcionamento das unidades educacionais.

Na segunda etapa, planejada para ser desenvolvida em 2022, serão 32 horas-aula divididos em módulos específicos direcionados aos gestores das unidades educacionais que atendem estudantes da segunda e terceira infância. Nessa etapa, o foco será a melhoria dos processos de alfabetização e letramento, em interface com o Programa de Alfabetização Cuiabano (ProAC).

Programa Escola de Gestores

O Programa Escola de Gestores foi criado em 2019, por meio de um convênio entre a Prefeitura de Cuiabá/Secretaria Municipal de Educação e o Departamento de Ensino e Organização Escolar do Instituto de Educação, da Universidade Federal de Mato Grosso, para subsidiar a prática das equipes gestoras visando criar um referencial de Gestão Democrática.

Naquele ano, a formação foi realizada presencialmente e à distância com certificação nas modalidades extensão (180 horas-aula) e aperfeiçoamento (120 horas-aula), com a participação de todos os 449 gestores escolares. O produto final foi a elaboração e apresentação de um plano de gestão e, 87,11% das equipes participantes redigiram a proposta de gestão da sua própria unidade.

A secretária Municipal de Educação, Edilene de Souza Machado falou sobre os objetivos do Programa Escola de Gestores, que visa promover a garantia dos direitos de aprendizagem e desenvolvimento de todos os estudantes, de forma participativa e colaborativa, prioridade da Gestão Emanuel Pinheiro. Nesse sentido, a formação continuada tem como foco os aspectos administrativos e a prática pedagógica, articulado às demandas da educação contemporânea e ao Projeto Político Pedagógico voltado ao desenvolvimento integral dos estudantes”, destacou a secretária Municipal de Educação, Edilene de Souza Machado.

Aula inaugural

A Profª. Drª. Filomena Maria de Arruda Monteiro, palestrante da abertura do evento, possui graduação em Pedagogia e Mestrado em Educação Pública, ambos pela Universidade Federal de Mato Grosso.  Doutorado em Educação e pós doutorado pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCar).

Foi coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Educação, do Instituto de Educação da UFMT e Membro da Comissão de Avaliação Trienal da área de Educação. Vice-Presidente da Associação Brasileira de Pesquisa (Auto) Biográfica e coordenadora de Ensino de Graduação em Pedagogia e, em 2018, assumiu a vice coordenadoria do Programa de Pós-Graduação em Educação.

Atualmente além de professora Associada da UFMT e Editora da Revista de Educação Pública é a representante da região Centro-Oeste na Associação Brasileira de Pesquisa (Auto) Biográfica.

É membro da comissão Editorial da Revista Brasileira de Educação (RBE) e da comissão de organização de evento internacional - Congresso Internacional de Pesquisa (Auto) Biográfica. Além de liderar o Grupo de Estudos e Pesquisas em Política e Formação Docente (GEPForDoc)-CNPq.

Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Formação de professores, atuando principalmente nos seguintes temas: desenvolvimento e aprendizagem profissional da docência, pesquisa narrativa e trabalho docente, educação infantil e educação superior.

Serviço

Programa Escola de Gestores da Rede Municipal de Ensino – 2021-2022

Solenidade de abertura e Aula Inaugural

Data: 26/08/2021

Hora: 14:30 horas

Transmissão: @portaldaescolacuiabana, no canal do YouTube

 

PROGRAMAÇÃO

 

Sessão 1 – Abertura

Secretária Municipal de Educação, Edilene de Souza Machado

Secretária Adjunta de Educação, Débora Marques Vilar

Presidente do Conselho Municipal de Educação, Andrea Santos

 

Sessão 2 – Aula Inaugural

Tema: Reflexões sobre o Impacto do processo formativo na gestão da Unidades Educacionais

Ministrante: Prof.ª Dr.ª Filomena Maria de Arruda Monteiro – Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT)

 

Sessão 3 – Programa Escola de Gestores da Rede Municipal de Ensino de Cuiabá – Orientações para os cursistas