Educação / INVESTIMENTO

15 de Agosto de 2018 15h35

Prefeitura de Cuiabá entrega novos conjuntos escolares a unidades educacionais

15/08/2018

MARIA BARBANT

Jorge Pinho

Arquivo

Mais 19 unidades educacionais das quatro regionais da Capital estão sendo beneficiadas com a aquisição de novos utensílios, materiais e equipamentos. Nesta quarta etapa da ação, a Prefeitura de Cuiabá está investindo, com recursos próprios e oriundos do governo federal, R$ 219.505,51. Desde o início da gestão já foram investidos mais de R$ 2,6 milhões para equipar cinco unidades novas e reequipar 48 Centros Municipais de Educação Infantil (CMEI), unidades de creche e Escolas Municipais de Educação Básica (EMEB). Ao todo estão sendo entregues para as unidades educacionais 8.265 itens, sendo só nesta etapa, 1.198 itens.

A ação faz parte de uma força-tarefa montada pela Prefeitura de Cuiabá, por meio da gestão administrativa da Secretaria Municipal de Educação e o Plano de Ações Articuladas (PAR). “As unidades encaminham os pedidos à Secretaria que analisa a disponibilidade em estoque. Caso não tenha o material é avaliada a disponibilidade de recursos para a aquisição dos itens”, explicou o diretor Administrativo e de Patrimônio, da SME, Márcio Roberto Daima.

Uma novidade nesta etapa é a distribuição de conjuntos de carteiras e mesas escolares, para alunos e professores, inclusive para alunos cadeirantes e portadores de necessidades especiais além de data show, lavadora de roupas, freezer, armários de aço, liquidificadores industriais e mesas. 

Os recursos para reequipar as unidades são oriundos do município (Fonte 100) e do governo federal, por meio do PAR. “A determinação do prefeito Emanuel Pinheiro é de que possamos atender o maior número de unidades possível e, aos poucos, substituirmos os utensílios, eletrodomésticos e móveis por novos, para que as unidades ofereçam melhores condições de trabalho para os profissionais de educação e conforto aos alunos. Essa ação inclui também a manutenção e revitalização dos prédios escolares”, salientou o secretário Alex Vieira Passos.

Nesta quarta-feira (15), os novos equipamentos, utensílios e mobiliários começaram a ser entregues nas unidades. As primeiras a receberem os utensílios foram a creche Altos da Glória, localizada no bairro Altos da Glória, e as EMEBs Marechal Cândido Mariano da Silva Rondon, no bairro Alvorada e José Luis Borges Garcia, no Bairro Bela Vista.

Alessandra Xavier de Moraes Brito da Silva, diretora da EMEB José Luis Borges Garcia, unidade que recebeu conjuntos de carteiras e cadeiras para alunos e professor, armário de aço de duas portas e mesa redonda, falou sobre ação. “Estamos muito contentes hoje. Com esses novos materiais e mobiliários iremos proporcionar um conforto maior para nossos alunos. É importante tirarmos aquele estigma de que a escola pública é feia e desorganizada. Essa ação colabora, sem dúvida, para que os alunos tenham orgulho da unidade em que estudam e um melhor aproveitamento no processo ensino-aprendizagem a partir de um ambiente acolhedor e adequado”, destacou a diretora.

A escola que atende a 438 alunos do 3º ao 9º ano, na faixa etária dos 8 aos 15 anos, desenvolve como parte do processo de formação dos alunos um projeto voltado para a conservação e manutenção do patrimônio público. “Com o projeto Escola Limpa trabalhamos, durante todo o ano letivo, a questão do patrimônio público, conservação e limpeza da escola envolvendo alunos, os profissionais da educação e toda a comunidade. É uma ação de cidadania e temos alcançado ótimos resultados”.

Sobre a ação, o prefeito Emanuel Pinheiro reafirmou o compromisso de trabalhar para que a Educação de Cuiabá tenha as condições mais adequadas possíveis. “Temos o compromisso de trabalhar para a continuidade dessa e de outras ações que melhorem e transformem a Educação do município em todos os aspectos, para que todas as unidades sejam contempladas com estruturas, mobiliários e condições mais adequadas, porque essas ações fazem a diferença na formação das nossas crianças”, ressaltou Pinheiro afirmando que outras unidades também serão contempladas.