Educação / Mais vagas

29 de Setembro de 2016 16h15

Prefeitura constrói creche no Dom Aquino para atender 220 crianças

29/09/2016

ROSANE BRANDÃO

Jorge Pinho

“Estou arrepiada em ver como a creche ficou linda, nem acredito que aqui é um espaço público. Pela primeira vez estamos vivenciando em Cuiabá a verdadeira aplicação do dinheiro público”, esse é o depoimento de Josilaine Carla da Silva, mãe de uma aluna da creche municipal São José Operário, no bairro Dom Aquino, se referindo ao novo espaço da unidade.  As novas instalações da creche foram entregues à comunidade na noite desta quarta-feira (28). 

“Os profissionais da creche mereciam esse espaço novo, pois mesmo no antigo prédio, que não era o mais indicado para funcionar, eles sempre trataram nossos filhos com muito amor e carinho”, completou Josilaine Carla. 

A creche São José Operário funcionava em um espaço cedido pelo governo do Estado, dentro da Escola Estadual Polivalente, também no bairro Dom Aquino. Com a construção do novo espaço, a creche passa a ter sede própria, com capacidade para atender aproximadamente 220 alunos, com idade de 1 a 3 anos. 

A nova creche recebeu investimentos na ordem R$ 1,7 milhão, recursos próprios da Prefeitura de Cuiabá, por meio do Programa de Modernização da Infraestrutura da Rede Municipal de Educação.  

Segundo o prefeito Mauro Mendes depois de tanto tempo funcionando em um local que não era o ideal para atender as crianças, a comunidade pode comemorar, pois tudo na creche é 100% novo e de qualidade. “Quando fazemos uma obra, como esta que está sendo entregue hoje, estamos pensando na melhoria da qualidade do ensino, pois é isso o que verdadeiramente importa”. 

O prefeito destacou ainda que depois de três anos e nove meses de gestão, tem a sensação de dever cumprido. “Reconheço que já fizemos muito por Cuiabá. Nosso compromisso era de entregar uma cidade muito melhor do que aquela que encontramos no início da gestão. Foram muitas ações e obras realizadas, que fez dessa cidade um lugar muito melhor para se morar”, completou o prefeito.

A secretária municipal de Educação, Marioneide Kliemaschewsk, explicou que a creche São José Operário foi construída em tempo recorde, apenas 120 dias. Sua estrutura é formada por módulos com painéis isotérmicos, o que proporciona conforto termo acústico, minimizando o calor dentro das salas de aula e diminuindo o consumo de energia. 

A unidade possui área total construída de mil metros quadrados, distribuídas em seis salas de aula, brinquedoteca, banheiros, cozinha e parte administrativa (secretaria, sala dos professores e diretoria), além da área de lazer. 

“Essa creche foi construída com uma estrutura diferenciada, cuja durabilidade será de 20 anos. Mas para mantê-la conservada é preciso ter uma comunidade participativa, que ajude a cuidar e zelar deste bem que é público”, disse a secretária.

A diretora da creche, Dirce Stela Audero, destacou que foi uma longa espera pela nova creche, mas que valeu a espera. “Finalmente fomos agraciados com essa linda creche. Estamos recebendo um lugar maravilhoso, com móveis e materiais de primeira. Um espaço lúdico e atrativo para as crianças e bem mais fácil para executar o nosso trabalho”. 

O deputado federal Fábio Garcia, elogiou a nova creche e as demais obras que transformaram a cidade de Cuiabá. “Fico muito feliz em ver tantas obras sendo entregues em Cuiabá, principalmente na área da Educação. Sem dúvida nenhuma o maior legado do prefeito Mauro Mendes será as obras de qualidade e com esse novo conceito”, destacou o deputado. 

Participaram da cerimônia os secretários municipais João Batista de Oliveira, de Governo e Comunicação, Alberto Machado, de Cultura, Esporte e Turismo, Eduardo Henrique de Souza, de Ordem Pública, o vereador Paulinho Broder, e Luiz Paulo, vice-presidente da Associação de Moradores do bairro Dom Aquino.