Educação / NUTRIÇÃO ESCOLAR

18 de Janeiro de 2018 15h44

Prefeitura capacita técnicos de nutrição escolar para a utilização de novo sistema

18/01/2018

ANDRESSA SALES

Luiz Alves

O controle de estoque, com a entrada e saída dos alimentos distribuídos para as unidades escolares de ensino do município passará a ser administrado via sistema interno a partir de fevereiro. Nesta quarta-feira (17), cinco técnicos da Coordenadoria de Nutrição Escolar participaram de um treinamento para gerenciamento e domínio da nova ferramenta de trabalho.

O sistema modular denominado E-Jade começará a ser alimentado com as informações logo quando  chegar a primeira remessa dos itens. Esse sistema implantado dentro da Coordenadoria de Nutrição Escolar, inicialmente será manuseado pelos cinco técnicos capacitados pela Coordenadoria de Informática da Secretaria Municipal de Educação (SME), que também foram os responsáveis pelo desenvolvimento logístico do sistema. Posteriormente o conhecimento será replicado para os mais de 860 técnicos da área.

“Sempre tivemos dificuldade na questão do controle de estoque, tanto da coordenadoria quanto nas unidades, porque isso era feito manualmente, em planilhas do Excel, e por esse motivo não tínhamos um controle de gestão efetivo. Então solicitamos ao setor administrativo providências para implantar um sistema que nos ajudasse a coordenar todos os apontamentos, inclusive algumas determinações feitas pela Controladoria Geral do Município”, afirma a coordenadora de Nutrição Escolar, Ana Domingas da Conceição Silva.

A coordenadora ainda explica que o sistema foi projetado em 2014, porém não havia sido efetivado. Diante da necessidade de deixar as informações mais transparentes possíveis a coordenadoria solicitou a sua implantação já neste ano.

“Estamos com o desafio de manter a disponibilidade em alto nível para todas as coordenadorias e na secretaria em si. Mantendo o menor custo possível de implantação das demandas, dando uma solução, mais ágil as demandas. Por outro lado, tendo uma informação mais rápida e fidedigna é possível tomar a decisão mais eficiente. A equipe vinha utilizando uma formulação em Excel, agora iremos colocar um software específico da área que ajudará a gerenciar o setor com agilidade”, explicou o coordenador de Informática, Carlos Edmundo.

O E-Jade já é utilizado pela Secretaria Municipal de Educação para o gerenciamento patrimonial e agora passará a contribuir para coordenar as informações relativas à distribuição dos alimentos no município.

Alimentação escolar

A equipe gastronômica da rede de alimentação escolar do município é uma das pioneiras no Brasil, acompanhou a implantação do programa Alimentação Consciente, que visa melhorar a saúde pública e reduzir os impactos ambientais causados pelo consumo de carne e produtos de origem animal. A capital mato-grossense foi a primeira do país a ganhar o selo Alimentação Consciente.

 

O Programa  Alimentação Consciente Brasil segue recomendações de algumas das mais importantes instituições mundiais em assuntos relacionados ao meio ambiente e saúde, como a Organização das Nações Unidas e a American Heart Association e impacta positivamente mais de  60 mil refeições diárias servidas nas escolas da rede pública de Cuiabá.