Educação / LETRAMENTO DIGITAL

28 de Março de 2017 10h52

Prefeitura capacita professores para uso de tecnologia em sala de aula

28/03/2017

RUAN CUNHA

Jorge Pinho

Arquivo

O Núcleo de Tecnologia da Secretaria Municipal de Educação (SME) iniciou, neste mês, a formação contínua dos profissionais de educação com o curso de Letramento Digital: A Sequência Didática e o Uso das Tecnologias, voltado para os professores da Educação Infantil, 1º e 2º Ciclo da rede municipal de Cuiabá.

O curso segue as inovações dos novos tempos marcado, cada vez mais, pelo recorrente uso das tecnologias nas diversas áreas de trabalho, neste caso, a Educação. Nesta perspectiva, a pasta de Educação visa, por meio do curso, propiciar aos docentes a capacitação técnica para elaborar atividades lúdicas via recursos tecnológicos presente na rede pública municipal.

Outra proposta é qualificar os professores no uso do recurso de computação interativa da lousa digital a qual auxiliam os docentes a criarem ambientes de aprendizagem nos quais os alunos exercem papel fundamental, pois a figura central do processo não é o professor, mas sim o aluno, uma vez que tais recursos exigem dos mesmos uma maior interatividade com as atividades apresentadas.

“Esse curso na verdade veio complementar a nossa formação porque já utilizamos as lousas digitais nas escolas e com essas instruções vai dar para melhorar nossos slides e outros conteúdos. Vai propiciar-nos também utilizar as ferramentas nos tablets e no próprio computador”, destacou Clealcir Zorzetti, professora de Educação Infantil.

Deste modo, diante das especialidades de cada modalidade de ensino, a capacitação dos profissionais da educação ficou dividida em duas linhas. A Sequência Didática I (SD I) capacita os professores da Educação Infantil e 1º Ciclo os quais atendem crianças de três a cinco anos. Já a Sequência Didática II (SD II) volta-se para os profissionais de ensino atuantes no 2º Ciclo, voltada para alunos na faixa etária entre sete e nove anos.

O curso, gerenciado pelo setor tecnológico da secretaria, tem as aulas ministradas no laboratório de informática da SME. A capacitação atende 170 profissionais de ensino e acontece mensalmente com a carga horária de 40 horas.“Essa formação contínua dos nossos profissionais faz parte da bandeira que o prefeito defendeu durante a campanha que é a valorização dos servidores públicos. Então nós, enquanto gestores, temos a obrigação e dever de concretizar essa proposta de campanha até porque a valorização dos nossos professores é a porta para melhorar educação no país”, concluiu a secretária Adjunta, Edilene Machado, também professora da rede municipal pública.