Educação /

22 de Junho de 2015 18h15

Prefeito recebe, oficialmente, minuta do Plano Municipal de Educação

22/06/2015

ROSANE BRANDÃO

Jorge Pinho

Arquivo

O prefeito Mauro Mendes recebeu, oficialmente, nesta segunda-feira (22), a minuta do Plano Municipal de Educação de Cuiabá. A entrega foi feita pelos representantes do Fórum Municipal de Educação, formado pela Secretaria Municipal de Educação, Conselho Municipal de Educação, Sindicato dos Trabalhadores do Ensino Público (Sintep), subsede Cuiabá, e Câmara Municipal de Cuiabá. 

Conforme o prefeito Mauro Mendes, o Plano deve ser aprovado nesta terça-feira (23), pela Câmara Municipal de Cuiabá em sessão ordinária. “A expectativa é que até o próximo dia 24 o plano seja sancionado. Depois disso será trabalhar muito para assegurar que todas as metas sejam cumpridas”, disse o prefeito. 

O prefeito destacou algumas metas e estratégias que estão no plano e que são importantes para a rede municipal, entre elas a elevação do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb), a universalização, até 2016, da educação infantil de 5 e 4 anos, a ampliação em 50% de crianças de 0 a 3 anos nas creches e a valorização do profissional, além da melhoria da infraestrutura das escolas. 

O secretário municipal de Educação, Gilberto Figueiredo, que também preside o Fórum Municipal, explica que o Plano contém 20 metas e 124 estratégias que vão nortear o setor da educação nos próximos 10 anos. “Estamos otimistas quanto a essas metas e acreditando que a educação de Cuiabá dará um grande salto de qualidade, pelos menos estamos trabalhando para conquistar isso”, observou o secretário Gilberto Figueiredo. 

Para atender uma das metas dos Planos Nacional e Municipal, que é a ampliação do atendimento da educação infantil, a Prefeitura de Cuiabá está construindo 22 Centros Municipais de Educação Infantil (CMEIs) e já concluiu e entregou outros seis, quatro em 2014 e dois em 2015. 

Além da construção de novas unidades, conforme destacou Mauro Mendes, a Prefeitura também vem investindo em reforma das creches e escolas, por meio do Programa de Modernização da Infraestrutura da Rede Municipal de Educação. 

Realizado com recursos próprios da Prefeitura de Cuiabá, o programa de modernização já beneficiou com a reforma geral quatro escolas e duas creches, que já foram entregues. Está em andamento a reforma geral de seis escolas e duas creches. 

O Conselho Municipal é representado no Fórum pela professora Regina Lúcia Borges, a Câmara Municipal pelo vereador Allan Kardec e o Sintep por Helena Maria Bortolo.