Educação / Cuiabá melhor

14 de Maio de 2016 14h07

Prefeito Mauro Mendes inaugura CMEI no residencial Alice Novack

14/05/2016

ROSANE BRANDÃO

Jorge Pinho

Arquivo

O Prefeito Mauro Mendes inaugurou na noite desta sexta-feira (13) o Centro Municipal de Educação Infantil (CMEI) Aliane Fátima Rodrigues Monteiro, que vai atender a comunidade do Residencial Alice Novack. Esta é a sétima unidade de educação infantil inaugurada pela Prefeitura de Cuiabá este ano e vai atender 240 crianças de 0 a 5 anos de idade. 

 

"Começamos a nossa gestão com apenas um centro de educação infantil e já ampliamos esse número para 14 unidades como essa. Na próxima semana entregaremos mais um e queremos finalizar o ano com a entrega de mais sete, totalizando 21 CMEIs entregues na nossa gestão", destacou o prefeito, acrescentando que esse é maior portfólio de obras de toda a história da educação de Cuiabá.

 

Este ano, a Prefeitura de Cuiabá entregou os CMEIs Prefeito Dante Martins de Oliveira, no bairro Três Barras; Maria Conceição Oliveira de Souza, no CPA IV; Paulo Ronan Ferraz Santos, no bairro 1º de Março; Engenheiro Oscar Amélito, no Residencial Real Parque; Jornalista Paulo Maria Ferreira Leite, no bairro Jardim Vitória; e Manoel de Barros, no Jardim Imperial.

 

Além desses CMEIs, conforme informou o prefeito, já foram construídas e entregues três novas escolas, que terão capacidade para atender aproximadamente 300 alunos na educação infantil (pré-escola) e no 1º ao 3º ano do ensino fundamental. "Está em andamento ainda a construção de mais outras duas unidades educacionais na zona urbana e a substituição de seis escolas na zona rural", ressaltou o prefeito. 

 

A secretária municipal de Educação, Marioneide Kliemaschewsk, explicou como funcionará o processo de cadastro nas novas unidades. "Todo esse processo será feito com a maior tranquilidade e transparência. O pais não precisarão fazer filas na frente das unidades para conseguir uma vaga, pois serão duas semanas de cadastro, tempo suficiente para atender a todos", explicou a secretária. 

 

Ainda segundo Marioneide Kliemaschewsk, uma comissão da Secretaria de Educação fará a análise desses cadastros levando em consideração alguns critérios que foram definidos em conjunto com o Ministério Público e conselhos tutelares. "Os principais critérios para definir a vaga serão a prioridade para a criança que está fora da escola e a proximidade da casa dela com a unidade de ensino".

 

A professora Glaucie Maria Silva, que será a diretora do CMEI Aliane Fátima, disse que os trabalhos na unidade serão conduzidos com muita responsabilidade e respeito com as crianças e as famílias. "Mas para que tudo ocorra da melhor forma possível é importante podermos contar com a parceria e o apoio de toda a comunidade", ressaltou a diretora. 

 

O nome do CMEI é uma homenagem à professora Aliane de Fátima, que por quase 30 anos prestou serviços à educação do município, boa parte deles como diretora da escola municipal Augusto Mário Vieira. 

 

"A nossa família está muito honrada e feliz com essa homenagem. Minha mãe merecia muito essa honraria, pois foi uma pessoa que se doava ao próximo, principalmente na alfabetização de jovens e adulto", declarou uma das filhas de Aliane, Silvana Monteiro. 

 

Emocionada, a mãe da homenageada, dona Ana da Costa Nascimento, 82 anos, disse que depois de tantos anos de vida não imaginava que ainda presenciaria tanta emoção. "Depois de seis meses de cama, com problemas de saúde, consegui me recuperar para estar aqui hoje e presenciar esse momento tão especial. Estou muito emocionada e grata por toda essa homenagem", disse dona Ana.

 

"Batizar essa unidade com o nome da Aliane é muito mais do que homenagear uma professora da rede, é também valorizar os profissionais que fazem muito pela educação de nossas crianças", disse a secretária Marioneide Kliemaschewsk.