/ CONCURSO PÚBLICO

09 de Julho de 2019 17h39

Prefeito lança concurso público para mais de 2 mil vagas na Educação

09/07/2019

ADÃO DE OLIVEIRA E MARIA BARBANT

Jorge Pinho

A Prefeitura de Cuiabá lançou nesta terça-feira (09), um dos maiores concursos públicos da Educação já realizados na Capital. Ao todo, serão 2.002 vagas, desse total, 1.408 vagas de ampla concorrência, 398 para as cotas de Índios e Negros (20% do total de vagas) e 196 para Pessoas com Deficiência (10% do total de vagas).

A previsão é de que até a próxima sexta-feira (12), o edital do Concurso Público seja publicado no Diário Oficial e já na próxima segunda-feira (15), tenha início o período de inscrições que serão feitas exclusivamente via internet, no site do organizador do certame, www.selecon.org.br. Os salários variam de R$ 1.115,48 a R$ 3.319,20.

Na coletiva de imprensa, o prefeito Emanuel Pinheiro, ao lado do secretário de Educação, Alex Vieira Passos, da secretária-adjunta da pasta, Edilene Machado e servidores da pasta, disse que o Concurso Público era uma pauta importante da sua gestão e também para o Sindicato da categoria (Sintep) na Capital.

“Assino hoje a publicação do edital para a contratação de 2002 profissionais. Esse é um dos maiores concursos públicos da história de Cuiabá e da educação pública municipal”, disse o prefeito, relembrando que há poucos dias havia anunciado o concurso público da Assistência Social e Desenvolvimento Humano.

Emanuel Pinheiro falou sobre as bases do concurso público que segue a legislação em vigor e os objetivos da sua gestão, a humanização. “Isso é o respeito à população, às minorias e à igualdade, e tendo um único objetivo, avançar nas políticas públicas”, destacou o prefeito.

Para facilitar o acesso às informações, o organizador do certame, o Instituto Selecon, está disponibilizando o Serviço de Atendimento ao Candidato (SAC), com o número 0800 799 9905 e ainda um endereço eletrônico, para contato, o faleconosco.concurso.educacao.cuiaba2019@selecon.org.br.

“O 0800 é para atender gratuitamente àqueles que não tem as vezes, condições de pagar por uma ligação para obter informações. Temos um compromisso com a educação e isso acontece quando o gestor tem os olhos voltados para o futuro e entende que toda e qualquer transformação, qualquer avanço de uma sociedade só é possível, através de prioridade efetiva e concreta, na educação pública”, afirmou o prefeito.

O secretário de Educação, Alex Vieira Passos, disse que após as várias etapas do Concurso Público, a expectativa é de que concursados tomem posse no início do ano que vem, para que possam atuar, no ano letivo de 2019. “É uma honra para a Educação estar efetivando e entregando hoje, mais um compromisso de campanha e da gestão Emanuel Pinheiro. São mais de 55 mil alunos, que com o concurso público, poderão ter uma continuidade na relação com seus professores, e no processo ensino aprendizagem. Esse concurso público é um ganho enorme para a rede pública municipal de Educação e também para a sociedade”, destacou o secretário.

O interessado em participar do concurso público poderão concorrer a vagas para 23 funções do quadro da Educação, entre eles, Professor do Ensino Fundamental nas áreas de Pedagogia, Artes, Educação Física, Letras/Língua Portuguesa e Letras/Língua Inglesa, Técnico em Desenvolvimento Infantil (TDI), Técnico em Nutrição Escolar (TNE), Técnico em Manutenção e Infraestrutura nas áreas de Serviços Gerais (ASG) e Motorista, Técnico em Administração Escolar (TAE), e nas áreas de Engenharia, Direito, Arquitetura, Ciência da Computação e outras.

Participaram da coletiva, representantes do Sindicato da categoria, Sintep – Sub sede de Cuiabá, os vereadores Misael Galvão (presidente da Câmara Municipal), Adevair Cabral, Luis Cláudio, Orivaldo da Farmácia, secretários do município, diretores de unidades educacionais e profissionais da Educação.