Educação / DECRETO

08 de Março de 2017 17h50

Prefeito institui primeiro passo para implantação da Escola em Tempo Integral

08/03/2017

RUAN CUNHA

Jorge Pinho

Arquivo

O primeiro passo para implantação do Tempo Integral na rede municipal de Educação foi dado, nesta quarta-feira (08), pelo prefeito Emanuel Pinheiro e pelo vice Niuan Ribeiro, com a assinatura do decreto que institui a comissão formada exclusivamente para definir as diretrizes de estudo acerca do projeto.

A coordenação do projeto piloto Escola em Tempo Integral, sob gestão da Secretaria Municipal de Educação (SME), contará também com apoio da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), do Conselho Municipal de Educação e do Sindicato dos Trabalhadores no Ensino Público de Mato Grosso (Sintep).

Ambas as instituições têm dois membros, um titular e outro suplente, na composição da comissão que irá elaborar estudos em torno da viabilidade teórica, metodológica, financeira e organizacional em uniformidade dentro de um prazo estabelecido de 90 dias, a partir da publicação do decreto.

Na ocoasião, o prefeito ressaltou a importância dessa parceria com os segmentos da Educação para a efetivação do projeto. “Nossa preocupação com a educação é tão grande que estamos assinando este decreto criando uma comissão para começar o processo de discussão. Nada de goela abaixo. O processo de discussão passa pela participação dos profissionais, dos técnicos, do Sintep e da UFMT para começarmos a construir juntos esse projeto para revolucionar a educação em Cuiabá”, destacou.  

Além das instituições ligadas à educação, a Câmara Municipal também participará de modo voltado para o acompanhamento da construção do projeto bem como sugestões e até mesmo orientação processual.

Escola Piloto

O piloto do projeto Escola em Tempo Integral gira em torno da Escola Municipal de Educação Básica (Emeb) Francisca de Arruda Martins, conhecida como CAIC Eldorado, localizada no bairro Jardim Eldorado.

A escolha da unidade escolar foi definida após vistoria ‘in loco’ onde foram avaliados o espaço físico e suas possibilidades de adequações tanto no quesito arquitetônico quanto no âmbito pedagógico, além de relevar o aspecto social.

“Até na escolha do colégio CAIC Eldorado foi analisada. Não foi uma escolha aleatória. Em estatísticas oficiais, o Jardim Eldorado é o bairro mais violento e Cuiabá o que compromete o futuro das nossas crianças que lá residem e estudam. Então tudo teve um sentido”, explicou o prefeito.

Sintep

O sindicato reiterou a importância da movimentação inicial das discussões do processo e atrelou ao projeto a importância da inclusão da valorização salarial do profissional da educação dentro da construção do processo.

Nessa perspectiva foi elencado pelo Sintep o retroativo da progressão de carreira dos profissionais da educação previsto que se estende há mais de 20 anos.

Nessa linha, o prefeito Emanuel Pinheiro, em conjunto com a secretária de Educação Mabel Strobel, aproveitou para entregar o cronograma de pagamento do retroativo à classe programada em R$ 1,2 milhão a serem pagos entre as folhas de salariais de abril e novembro de 2017.

“Precisamos estar alinhado com o Sintep, com os trabalhadores para enfrentarmos juntos os desafios. Nesse sentido, a valorização dos profissionais é o nosso compromisso. Com isso entregamos o cronograma de pagamento que será religiosamente cumprido”, afirmou Emanuel.

Projeto

A implantação do período integral na rede de educação do município de Cuiabá está prevista dentro do Plano Municipal de Educação e esboçada no Plano de Governo do prefeito apresentada durante a campanha eleitoral.

“O prefeito Emanuel Pinheiro definiu prioridades para a área de Educação porque a proposta que ele se comprometeu a seguir é a do Plano Municipal de Educação. A gestão atual reconhece que essa já é uma proposta, apenas definiremos as prioridades nelas constantes”, garantiu a secretária Mabel Strobel.

Ainda sobre a futura implantação do projeto, Niuan Ribeiro listou como referência países como Finlândia, Coreia do Sul, Chile e Irlanda que já possuem o período integral dentro da rede de ensino. Ele acredita que o projeto piloto marcará a gestão da prefeitura na área da Educação.

“As maiores nações do mundo são grandes porque investiram na educação e eu não vejo maior contribuição que a gente possa deixar para Cuiabá que não seja essa. Essa semente que será plantada por meio desse decreto que trabalharemos em prol da educação em tempo integral”, avaliou.