Educação / EDUCAÇÃO

09 de Julho de 2018 14h10

Prefeito informa pleito por investimentos de R$ 135 milhões em obras na rede municipal de Cuiabá (Atualizada)

09/07/2018

MARIA BARBANT

Arquivo

O prefeito Emanuel Pinheiro vai informar nesta terça-feira (10), durante a reunião de gestores, às 14 horas, no auditório Maestro China, o pleito de Cuiabá por novos investimentos na Educação da Capital.  O pleito do executivo Municipal para os próximos quatro anos,  é de que o Governo Federal em parceria com o município invistam R$ 135.704.092,76 em infraestrutura. Os recursos deverão ser  utilizados na construção de novas unidades, reforma e ampliação de escolas da rede municipal de Educação, urbanas e do campo. A proposta será analisada pelo Governo Federal. Durante a reunião, o prefeito Emanuel Pinheiro irá entregar, simbolicamente, equipamentos para as escolas.

As novas unidades serão do tipo 1, com capacidade para atender em torno de 320 alunos cada uma. A expectativa é de que sejam criadas com essas unidades, 3.840 novas vagas para  crianças de zero a cinco anos. As unidades terão 12 salas de aula,  berçário, maternal, educação infantil I e II, I e  pre escola I e II com brinquedoteca, espaço solarium, refeitórios, sanitários e área administrativa.

A reunião aconteceu em Brasília, no final da semana passada, entre o prefeito Emanuel Pinheiro e o ministro, Rossieli Soares da Silva. O secretário de Educação de Cuiabá, Alex Vieira Passos acompanhou a reunião.

Nos próximos quatro anos a expectativa é de que sejam construídos 16 Centros Municipais de Educação Infantil (CMEI) além de dez quadras cobertas com vestiários. Outras  21 unidades educacionais deverão ser  completamente reformadas e nove CMEI, seis Escolas Municipais de Educação Básica (EMEB) e três Escolas Municipais de Educação Básica do Campo (EMEBC)  ampliadas.

Dois CMEI já estão em construção, no CPA III e no bairro Recanto do Sol, além da EMEBC Benedita Xavier, no Distrito da Guia e Nossa Senhora Penha de França, no Coxipó do Ouro, com previsão de entrega nos próximos meses.

“Desde que assumimos a Prefeitura de Cuiabá, nossa preocupação tem sido investir na formação dos nossos alunos. Isso passa pela valorização dos profissionais da Educação e pela melhoria nas condições físicas das nossas unidades. Nossa gestão tem também investido em programas e projetos que fortaleçam a grade curricular e ações que tragam qualidade aos serviços oferecidos pela rede municipal de Educação, pensando sempre na inclusão e humanização, para que possamos atender realmente aquela parcela da população que mais necessita”, afirmou o prefeito Emanuel Pinheiro.

Novas vagas

Desde que assumiu o Executivo Municipal, em janeiro de 2017, Emanuel Pinheiro inaugurou ou colocou em funcionamento cinco unidades educacionais. Os CMEI: Vereador Júlio Pinheiro, no Residencial Francisca Loureira Borba, na região do Osmar Cabral;  Antônio Batista Cruz, no Residencial Avelino Lima Barros, e o Jornalista Marcos Coutinho no Bairro Nova Esperança II.

Ao todo, esses  três novos CMEI que iniciaram o funcionamento em 2017, totalizaram 700 novas vagas. Também foram entregues os CMEI Professora Marília Inês Pedrollo Salomoni, localizado no Residencial Santa Terezinha e o CMEI Regina Pia Padilla de Bourbon Neves, que fica no bairro Altos da Serra, totalizando 1.180 novas vagas em um ano.

As novas unidades foram construídas com recursos do Governo Federal e contrapartida do Executivo Municipal e seguem o padrão do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE). A rede municipal de ensino de Cuiabá possui atualmente 163 unidades escolares e 50 mil alunos.