Educação / MAIS UMA QUADRA

06 de Maio de 2019 16h17

Prefeito entrega quadra poliesportiva no bairro Pedra 90

06/05/2019

MARIA BARBANT

Jorge Pinho

Arquivo

O prefeito Emanuel Pinheiro entregou na ultima sexta (3), mais uma obra na rede publica municipal de Educação, a quadra poliesportiva da EMEB Prof. Zeferino Leite de Oliveira, no bairro Pedra 90. Com a presença de lideranças comunitárias, autoridades do legislativo e executivo e da comunidade  a quadra foi entregue com muita festa e homenagens.

A EMEB Prof. Zeferino Leite de Oliveira atende a 597 alunos do 1º Ciclo (1º ao 3º Anos) que junto com a comunidade, ansiavam pelo término da construção do espaço esportivo.

Homenageado pelos alunos da unidade educacional o prefeito Emanuel Pinheiro falou sobre os avanços da Educação na sua gestão, com programas como o Climatizar é Humanizar, a entrega de uniformes a todos os alunos da rede publica municipal de Educação e disse que enquanto for o prefeito da capital, continuará a trabalhar pela população que mais precisa. “A entrega de mais essa obra, retomada após anos de paralisação, traz dignidade e respeito as nossas crianças, aos profissionais que aqui trabalham e à comunidade do Pedra 90 e, enquanto eu for o Prefeito de Cuiabá, farei tudo que estiver ao meu alcance, para trazer um serviço de qualidade para os cuiabanos e as nossas crianças”, disse Emanuel Pinheiro.

O secretário de Educação, Alex Vieira Passos lembrou que a quadra poliesportiva é mais uma obra retomada pela gestão Emanuel Pinheiro na área da Educação. “Mais uma promessa que está sendo cumprida. Quando o prefeito Emanuel Pinheiro assumiu a gestão, a obra se encontrava paralisada a cerca de 8 anos, e 30% concluída. Resgatamos os recursos, retomamos a obra e concluímos os  70% restantes, no curto espaço de um ano. Estamos entregando à população uma quadra moderna, com estrutura  apropriada para prática esportiva e para receber toda a comunidade”, destacou Alex Vieira Passos.

A diretora, Matilde Francisco Ferreira disse que a conclusão da quadra poliesportiva foi a realização de um sonho junto com a entrega dos uniformes para os alunos da escola. “A quadra estava abandonada, tomada pelos pombos e hoje estamos recebendo um espaço moderno que vai com certeza trazer resultados positivos no processo de ensino e aprendizado. Essa obra, assim como a entrega dos uniformes aos nossos alunos, é a realização de um sonho, é o respeito e a dignidade para nossa comunidade e a valorização do trabalhador e das crianças”, destacou Matilde Ferreira.

O vereador Orivaldo da Farmácia, representando a Câmara Municipal de Cuiabá destacou o trabalho que vem sendo realizado pela Secretaria de Educação na readequação das estruturas da rede pública municipal de Ensino. “Obras paradas causam um grande prejuízo para a população e para o poder público, por isso parabenizo a gestão pela retomada de várias obras e desta em especial que traz qualidade de vida aos alunos e a comunidade”, disse ele.

Para Laura Almeida mãe da aluna Ana Julia, do 2º Ano, a quadra ficou muito bonita. “Antes as crianças não tinham um espaço adequado. Agora poderão praticar esportes e a comunidade que sempre apoia a escola,  poderá participar das atividades de uma maneira mais confortável”, disse ela. Já Ana Julia disse que ficou feliz. “Agora temos espaço para treinar vôlei, meu esporte preferido”, disse ela.

“Com a quadra, as crianças terão um espaço adequado para as aulas de Educação Física, fundamentais para o desenvolvimento dos alunos”, disse Leonildia da Cruz e Silva, professora do 1º ano, que acompanhou a construção da quadra desde o seu inicio.

O deputado estadual Wilson Santos, também esteve presente ao evento. Lembrou das obras realizadas no bairro na sua gestão, como a construção da EMEB Prof. Zeferino Leite de Oliveira, e de outras realizadas por vários prefeitos, que tiveram a honra de trabalhar por Cuiabá. “Me sinto honrado de ter trabalho pela população cuiabana, assim como Emanuel Pinheiro vem fazendo, com dedicação total. E a comunidade ao receber mais essa obra está de parabéns”, disse ele.

Participaram do evento o irmão do patrono da unidade, Ênio de Oliveira, que doou livros para a biblioteca da escola  e um quadro para ser leiloado; o presidente do Conselho Municipal de Educação, Luiz Jorge; o presidente do bairro Pedra 90, Marcos Baiano; o presidente da Ucam, José Maurício, vários lideres comunitários e moradores da região e  profissionais da Educação.

Quadra

A quadra poliesportiva, que teve sua obra iniciada em 2012, recebeu investimentos no valor de R$ 546.522,19, recursos do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) e contrapartida do município. A quadra é coberta, possui passarela arquibancadas e depósito, além de ser totalmente telada e contar com sistema anti-chamas. No vestiário, foram instalados seis chuveiros (masculino e feminino), além de banheiros convencionais e para pessoas com deficiência (PCD).