Educação / EDUCAÇÃO INFANTIL

06 de Fevereiro de 2018 13h50

Prefeito entrega CMEI do Altos da Serra com a participação da família da homenageada

06/02/2018

ALESSANDRA BARBOSA

Luiz Alves

O Prefeito Emanuel Pinheiro e a primeira dama Márcia Pinheiro receberam nesta segunda-feira (5), no bairro Altos da Serra, região norte de Cuiabá, a família Borbon Neves para entrega de mais um Centro Municipal de Educação Infantil (CMEI). A unidade educacional, que leva o nome da matriarca da família (in memoriam) - CMEI Regina Pia Padilla de Borbon Neves, irá atender 240 crianças, de zero a cinco anos, em dois períodos, ou 112 em período integral. 

Em uma noite marcada pela saudade, familiares, políticos e autoridades acompanharam a entrega emocionada de mais unidade educacional concluída pela gestão Emanuel Pinheiro que em um ano e um mês entregou cinco CMEI.  A meta da gestão é inaugurar um total de 11 Centros Municipais de Educação Infantil até 2020 e, assim, beneficiar todas as regiões da capital se tornando uma gestão cada vez mais inclusiva e voltada para a população, em especial, aquelas pessoas em situação de vulnerabilidade social. 

Durante a entrega da obra, Emanuel Pinheiro destacou a presença do ex-prefeito Mauro Mendes e da ex-primeira dama Virginia Mendes, lembrando que toda gestão é um processo contínuo de ações em prol da população.

“Além do CMEI que estamos entregando aqui hoje, estamos trabalhando no asfalto que começou com Chico Galindo, Mauro deu sequencia e eu vou concluir e entregar cem por cento do asfalto nos bairros Altos da Serra I e II, para que eu também possa deixar um legado ao meu sucessor”, frisou o prefeito.

Em relação à homenageada, Emanuel Pinheiro prestou suas considerações a toda à família, reverenciando em particular um dos ícones mato-grossense, o doutor Gabriel Novis Neves. “Em seu nome quero saudar toda sua honrada família e, nada mais justo que um grande equipamento comunitário receba o nome de Dona Regina. Falar do doutor Gabriel é falar do nosso eterno reitor, fundador da nossa Universidade Federal de Mato Grosso, que por mais de 10 anos comandou um dos mais importantes estabelecimentos de ensino do país. Devemos muito a ele o avanço da educação pública em nosso Estado. Temos essa dívida saudável na educação com ele e com sua esposa Dona Regina, que ajudaram a construir uma sociedade punjante, desafiadora e cheia de perspectivas incríveis”, agradeceu o prefeito.

Muito emocionado dr. Doutor Gabriel Novis Neves disse algumas palavras em agradecimento. “Quero cumprimentar o Prefeito Emanuel Pinheiro, pois nos que trabalhos na vida pública e nós sabemos como é tocar uma obra pública. Mandar o meu abraço a todas as pessoas do Altos da Serra que recebem essa obra tão importante. E agradeceu ao ex-prefeito Mauro pela sugestão do nome da minha querida esposa”, disse o doutor.

Para o secretário de Educação de Cuiabá, Rafael Cotrim esta é mais uma etapa concluída na empreitada que o prefeito determinou. “Para mim é um orgulho estar aqui hoje homenageando a esposa do Doutor Gabriel, tamanha a representatividade que Dona Regina tinha em Cuiabá. Entregando um equipamento de muita qualidade para pessoas que realmente precisam e vão poder desfrutar de um serviço de qualidade”, completou Rafael. 

Ansiosos em conhecer o lugar onde seus filhos ficarão aos cuidados do município, pais e crianças foram conhecer as instalações da nova unidade. “Gente, eu estou muito impressionada. Nunca imaginei que nossas crianças iam poder usufruir de uma estrutura dessas”, comentou a dona de casa Carla Patrícia de Oliveira, mãe de três filhos dos quais dois deles vão poder utilizar o CMEI.  

CMEI 

A unidade segue o padrão do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) e são do tipo B. Construída com recurso do governo federal e contra partida do município.  As obras do CMEI Regina Pia Padilla de Borbon Neves, recebeu investimentos que  totalizaram R$ 2.604.612,88. O local, conta com 08 salas de aula,  berçário, maternal, educação infantil I e II, brinquedoteca, espaço solarium, refeitórios, sanitários e área administrativa. Tendo como diretora Mara Márcia Silva.

Obras entregues

Em sua gestão o prefeito Emanuel Pinheiro já entregou os CMEI  Vereador Júlio Pinheiro, no Residencial Francisca Loureira Borba, na região do Osmar Cabral;  o CMEI Antônio Batista Cruz, no Residencial Avelino Lima Barros,  e o CMEI Jornalista Marcos Coutinho no Bairro Nova Esperança II, todos em 2017. Recentemente, em 30 de janeiro, foi entregue o CMEI Prof.ª Marilia Inês Pedrollo Salomoni no bairro Santa Terezinha. As duas novas unidades devem entrar em funcionamento ainda neste semestre e, oferecerão o programa Hora Estendida.