Educação / CLIMATIZAÇÃO

02 de Maio de 2019 14h26

Prefeito entrega 300º aparelho de ar condicionado nas unidades educacionais

02/05/2019

MARIA BARBANT

Jorge Pinho

Um total de 32 unidades educacionais da rede pública municipal de Educação já foram atendidas pelo Programa Climatizar é Humanizar, e estão 100% climatizadas. O programa teve início no segundo semestre do ano passado, com 49% das salas climatizadas e tem como meta atingir 100%, até abril de 2020. Na manhã desta quinta-feira (2), o prefeito Emanuel Pinheiro foi a EMEB Profª. Guilhermina de Figueiredo, no bairro Carumbé, unidade escolhida para receber o 300º aparelho de ar condicionado, nos 300 anos da capital.  

A escola, uma das mais tradicionais da cidade, atende 508 alunos incluindo a Educação de Jovens e Adultos (EJA). São 11 salas de aulas das quais cinco (5) receberam aparelhos novos, totalizando 100% das salas climatizadas. A unidade tem também um aparelho instalado na dispensa, para uma avaliação dentro do projeto piloto de climatização das cozinhas.

Durante o evento, o prefeito Emanuel Pinheiro se disse revigorado com a acolhida dos alunos e profissionais e disse que os avanços da sua gestão só estão sendo possíveis graças ao comprometimento, o amor e o entusiasmo da equipe técnica e dos gestores que estão fazendo a diferença na Educação em Cuiabá, buscando mais qualidade, mais humanização, e respeitando os profissionais e o maior patrimônio de todos, as crianças.

“É para a Cuiabá das próximas gerações, dos próximos 300 anos que estamos trabalhando. Tudo o que pudermos fazer para melhorar a vida das crianças e de suas famílias, para que as escolas sejam mais estruturadas, nós vamos fazer. Hoje aqui na EMEB Profª. Guilhermina de Figueiredo cumprindo a promessa que fizemos, temos 300 aparelhos de ar condicionado em 300 salas de aula, nos 300 anos, chegando a 75% de todas as salas de aula da rede pública municipal climatizadas. Nosso compromisso é climatizar 100% até abril de 2020. Isso é respeito, dignidade, humanização, respeito as crianças e aos profissionais. É o compromisso permanente com a Educação de Cuiabá”, destacou Emanuel Pinheiro dizendo que autorizou a Secretaria Municipal de Cuiabá a construir um espaço coberto para a prática de atividades físicas.

O secretário de Educação de Cuiabá, Alex Vieira Passos, lembrou que a EMEB Profª Guilhermina de Figueiredo é uma escola com 40 anos para mostrar que o Programa Climatizar é Humanizar está atendendo todas as unidades. “Temos dois grandes desafios em relação ao Programa. Como nossa rede é bastante antiga, em algumas unidades teremos que adequar telhados e toda a rede elétrica. O prefeito Emanuel Pinheiro já autorizou uma grande licitação de aproximadamente R$ 30 milhões de reais para que possamos atender 60 unidades prosseguindo com o Climatizar é Humanizar, para atender a 100% das salas de aulas”, disse Alex Vieira Passos.

O diretor da escola Aurenir Moraes disse que a climatização chegou em boa hora e, já está influenciando positivamente no dia a dia da escola. “Nossos alunos estão mais atentos, nossos professores tem melhor condição de trabalho, até nossa cozinha recebeu ar condicionado. Tudo isso é humanização e investimento na melhoria do processo de ensino e aprendizagem, que com certeza poderemos comprovar nos resultados do Ideb – Índice de Desenvolvimento da Educação Básica”, destacou o diretor.

Participaram do evento o vereador Adevair Cabral, a secretária dos 300 Anos, Cely Almeida, o presidente da Associação de Moradores do bairro Carumbé, Ricardo Duarte e profissionais da Educação.